Uma vez, um velho camponês resolveu vender o seu jumentinho, e dessa feita resolveu levar seu neto consigo para apreciar a viajem junto a ele. No caminho para a cidade, o senhor resolveu propor ao seu neto que aprendesse a montar no jumento, e prontamente o neto aceitou e pulou sobre o animal como se fosse um cavalinho de brinquedo. Não se passou muito tempo, algumas pessoas que olhavam essa cena ficaram estupefatas com tamanha astúcia do velho camponês ao deixar uma criança montar no seu jumento, e outras achavam até uma cena fofa. Porém o camponês notou que entre as pessoas haviam algumas que falavas: "Isso é um absurdo! Como pode, uma criança em cima do jumento enquanto aquele velho vai andando. Que criança inresponsável...".
O senhor notando que as pessoas estariam falando mal de seu neto, o retirou de cima do jumento e ele mesmo montou no animal e colocou a criança para andar.Então os 3 continuaram alegre a sua caminhada, até que o ancião notou novamente as fofocas do povo ao seu redor, e eles diziam: "Que absurdo! Esse velho deixa essa criança andando descalça nesse sol quente enquanto vai tranquilo a galopar no seu jumento. Ultrajante". O senhor então se enfezou, pois agora não era mais do neto e sim ele o alvo das fofocas.
Novamente o senhor agiu para evitar as fofocas e colocou o seu neto junto a ele, montando os dois nas costas do jumento, mas não se passou muito até que ele novamente ouviu mais fofocas: "Como são as pessoas ruins, ficam os dois nas costas desse pobre jumentinho, deviam ter vergonha!!". Sem saber o que fazer, o ancião já estando ansioso e triste com as fofocas que ouvira no curto caminho em destino a capital, decidiu por um fim em todas as fofocas retirando seu neto e a si mesmo de cima do jumento, continuando a viagem a pé.O velho já estava muito satisfeito por conseguir se livrar das fofocas, e até sorria, até que ouviu mais uma vez as fofocas: "Como são burros, um jumento bom desses pra montar e eles andando a pé, que absurdo!!". O velho começou a suar, e seu coração começou a acelerar, até parou as piadas que vinha contando para seu neto, parecia mais avoado e no mundo das nuvens, mas logo teve outra brilhante ideia para se livrar de uma vez por todas das fofocas, foi ai que ele colocou o jumento nas suas costas, e começou a carregar. Nem demorou muito até escutar alguém gritar: "Velho louco", "seu doido".
E foi assim que o velho camponês matou o seu jumentinho afogado no primeiro rio que avistara.
_______
Você deve está pensando que se fosse esse senhor nunca que deixaria alguém ficar fofocando ou falando asneiras de você, ou até mesmo tentaria ignorar, mas a grande verdade é que todos temos um jumentinho e sempre estamos com ele nessa caminhada da vida, e com certeza falaram mais de você do que falaram desse senhor da nossa ilustração.
Mas e como não se importar com o que falam de nós nessa caminhada da vida?Note que o camponês que usamos na nossa ilustração estava inconscientemente "procurando" fofocas, e a sua atenção estava voltada a isso, e como diz o ditado, quem procura sempre acha. A esse poder de atenção plena a alguma coisa que chamamos de FOCO.
Responda as perguntas a seguir:
--- Onde está seu foco? No que falam de você ou no que você tem que fazer?
--- Você presta mais atenção nos seus pensamentos negativos ou positivos?
--- Você é uma pessoa desfocada.
--- Qual o seu foco no momento? No problema ou na solução?Foco é algo que você já tem instintivamente, e irei explicar os mecanismos necessários mais a frente, porém quero que note que a 3° Pergunta, não era uma pergunta. Se notou isso parabéns, agora se não notou, essa é uma resposta instantânea para a sua vida.
EM QUE FOCAR?
Tire um tempo para conversar com uma pessoa depressiva, ou se você for uma pessoa depressiva apenas preste atenção nas coisas que você costuma falar. Note que uma pessoa depressiva sempre tem uma visão pessimista do futuro e fala bastante do passado, isso se deve ao fato que se uma pessoa tem hábitos depressivos, logo ela será depressiva, por que seu foco está em coisas negativas e no PASSADO.
Já aprendemos aqui que o nosso passado não é um legado, mas também não é algo a ser esquecido, porém quando for pensar sobre o PASSADO nunca se projete lá, esteja sempre com o foco no PRESENTE, e para completar nossa libertação, saiba que o FOCO NO PRESENTE é o remédio para a depressão.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ansiedades de um Jovem
SpiritualTenha em mente que todos nós somos seres completamente únicos e não existem formulas para a felicidade pois ela é individual. Porém a pequenos conhecimentos que nos ajudam a continuar nessa busca com mais paz e força para alcançar a tão sonhada feli...