Cada mente, um universo

325 9 1
                                    

"Uma profundidade inexplorada. Um centésimo da tua mente, um universo unihabitado. Transbordado. Enlouquecente."

Cada mente tem um potencial de grandeza. As mentes poetas são as melhores desenvolvidas nesse quesito. Com maior amplitude e abrangência do mundo ao seu redor. Poetizar é arte. Arte tem como objetivo tocar suas emoções. Quem capta emoções e as transforma em palavras é um gênio. Quem as transmite em um poema é um feiticeiro. Quem as sente verdadeiramente ao escrevê-las, é um deus.

O que é a vida humana, se não um conjunto de emoções, sentimentos, desejos, expectativas e pensamentos? Talvez seja apenas outra vida animal irracional, cujo objetivo é a reprodução, para evitar o extinção da espécie em questão. Mas não. O fato de sermos racionais, nos permite compreender nossas emoções de maneira muito mais ampla, porém superficialmente ao mesmo tempo.

Emoções foram feitas para serem sentidas, não racionalizadas. E essa é a grande falha da humanidade. Superficializar o mundo ao nosso redor. Tornar questões emocionais coisas fúteis ou irrelevantes em meio a um mar de coisas que "realmente importam", como carreira, futuro, dinheiro, etc.

Tornamos o ato de poetizar oblíquo a realidade em que vivemos. Emoções não são o mais importante atualmente. O desejo de enriquecer nesse capitalismo selvagem, nessa selva civilizada que chamamos de sociedade, que não passa de um conjunto de valores hipócritas, isso sim importa para nós. A futilidade com que nosso olhar recaí sobre o mundo é deprimente. 

Opostos convergem em um mesmo lugar. A religião que pode trazer paz espiritual, comportamentos baseados em códigos morais de conduta, aceitação em uma comunidade, etc., pode também ser a justificativa de guerras ideológicas, de preconceito, exclusão e violência ao próximo. As diferenças separam a tantos, anteriormente iguais. As mesmas diferenças que deveriam unir a sociedade em um campo de estudo abrangente com diversidade étnicas e culturais, que permitem maior interação e comunicação entre todos.

Abrir sua mente, é permitir-se sentir o mundo ao seu redor e tudo que ele pode nos proporcionar. Cada mente com suas particularidades possui ideologias e sentimentos diferentes. Emoções que muitas vezes não podem ser expressadas em palavras. Quem sabe se um dia pararmos de tentar expressá-las, vamos realmente compreendê-las. Afinal, imagine uma sociedade utópica em que todos as emoções humanas são exploradas e o respeito é a base desse centro de ideologias divergentes que unem-se em um mesmo ambiente. Não seria incrível?

Seria. Porém as emoções anteriormente citadas como um fator positivo pra a construção dessa sociedade utópica, podem muito bem ser negativas. Afinal, o ódio, a inveja, o ciúmes, a ganância, etc., responsáveis pelos crimes passionais que vemos nos noticiários, nada mais são se não emoções catalisadas negativamente, com o único objetivo de ferir ao próximo e a si mesmo, na crença de estarmos corretos em nossa própria e deturpada ideologia.

Emoções são temas complexos que movem as sociedades desde o início dos tempos. Porém emoções nada mais são que  um conjunto de respostas químicas e neurais que formam um padrão diferente do habitual, causando reações nas pessoas. Já os sentimentos são únicos aos seres humanos e podemos considerá-los uma evolução das emoções.  Um sentimento pressupõe necessariamente um juízo sobre um conjunto de auto percepções, são meras idéias. O que lhe garante que seu sentimento de ódio em relação ao outro está correto? Afinal sentimentos são a racionalização de emoções baseado em juízos pessoais, que como dito anteriormente, podem variar de pessoas para pessoa, de lugar para lugar, de idade para idade.

Cada mente, um universo completamente novo, diferente e inexplorado.

Filosofia De Uma AdolescenteOnde histórias criam vida. Descubra agora