choro

63 0 1
                                    

" Por que a sua ira dura um só momento; no seu favor está pode a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã".
Salmos 30.5

Os dias de mocidade de Davi mostravam um jovem trabalhador. Não é em vão que tomava conta do rebanho de seu pai. Mostrava a história de um jovem forte que lutara com ursos e leões. Sua mocidade mostrava que era um jovem de coragem, quando decidira lutar com o gigante Golias tendo nas mãos apenas uma funda e nos bolsos algumas pedras.
Os dias se passaram e a vida de Davi mudava à medida que envelhecia. Não que ele houvesse perdido o gosto pelo trabalho, ou sua coragem. Digo que sua vida mudou porque as suas ações não diziam mais respeito às ovelhas de seu pai, mas suas ações, enquanto rei, refletiam agora no povo. Os dias que se passaram trouxeram para Davi responsabilidades maiores. E muito embora sua experiência aumentasse ao longo dos anos, suas forças diminuíam e sua coragem colocava em risco a sua própria vida.
No livro de 2Sm 21:15-17, temos o relato que Davi saiu para o confronto com uns filisteus da estatura de Golias, filisteus descendentes de gigantes. Talvez Davi havia pensado consigo mesmo: "um dia venci o gigante Golias em nome do Senhor, o que me impede de vencer um dos seus descendentes agora?" Só que Davi embora tivesse a mesma coragem de sua mocidade, não tinha mais a mesma vitalidade e força. Por um triz não perdeu a sua vida. E se alguém perguntar por que Deus não lutou com Davi naquele momento com fez no passado. Diríamos que na presente data os homens de Israel podiam vencer, como fizeram, sem precisar usar um garoto com funda e algumas pedras. Na época de Golias os homens fortes de Israel estavam se acovardando, mas no período do conflito descrito em 2° Samuel, não faltava coragem para os guerreiros de Israel.
A vida do rei Davi exposta em alguns de seus Salmos descreve que os dias também trouxeram sérios problemas de Saúde. A ponto de ele comparar essas crises de saúde com o "vale da sombra da morte" no salmo 23:4.
O salmo 30 também é fruto de momentos difíceis na vida de Davi. Os pesquisadores apontam que o que motivou este salmo foi uma pesada enfermidade, que quase lhe levou à morte. E quando procuro entender o que a segunda parte do verso 5 significaria para Davi, não posso deixar de perceber a chama de esperança viva dentro de seu peito.
"O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã", é mais que uma rima melodiosa de uma música. Ela é a síntese da esperança mantida pelo próprio Deus no coração de Davi.
Se encararmos a cada dia que nasce remoendo os dias tristes e as coisas desagradáveis que nos aconteceram nos dias que se passaram, os novos dias serão um sinônimo da prolongação do sofrimento e viveremos numa angústia sem fim.
Porém, se encararmos os novos dias que Deus nos oferece como uma oportunidade de correr atrás e alcançar a alegria tão desejada por qualquer pessoa, os dias que sempre se sucedem em serão um referencial de esperança. E com certeza poderemos dizer como o salmista: "o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã".
Nos versos 11 e 12, o salmista já de posse da vitória que o Senhor lhe proporcionara disse:
"Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria, para que o meu
espírito te cante louvores e não se cale.
Senhor, Deus meu, graças te darei para sempre.".
Pela dádiva de um dia vir após outro trazendo esperança para continuarmos a viver em alegria é que o podemos acreditar como o salmista que dias melhores virão.

.....................

Voltei.

Que Deus abençoe cada um

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Aug 19, 2016 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Baseado Na Palavra De DeusOnde histórias criam vida. Descubra agora