Assististe os vídeos? Estudaste um pouco mais sobre a monarquia parlamentar? Bem, se estás neste segundo capítulo, deves estar interessado. Pode ser que que alguns pensem ser um sonho distante este sistema que discutimos, ou que pareça um belo saudosismo. Aqui procuro não discutir como era bom, mas demonstrar o quanto podemos nos beneficiar AGORA com este sistema. O Brasil jamais vai ser o que seria se o Império não tivesse sido derrubado com o golpe republicano de 1889. Mas vamos continuar amadurecendo. Por que não?
Queria continuar te convidando a fazer perguntas. Esta agora:
O que queremos para o Brasil: um país forte ou um Estado forte? Não respondas ainda. Deixe-me melhorar a pergunta:Queremos ser no Brasil um país forte? Ou queremos no Brasil, precisar de um Estado forte?
Se é Estado forte o que queremos, significa que queremos leis para tudo, sobre todas as coisas, todos os momentos e situações. Leis que regulam quantos pratos sujos tu podes ter na tua pia. Queremos mais impostos para o Estado poder proporcionar tantos direitos, e pagar fiscais e gestores para tudo isso. Queremos mais multas para alguém pagar quando infringir uma dessas leis. Queremos mais presídios para quando tanta gente for condenada por esses crimes todos. Como queria Benito Mussolini, o Duce do Facismo: "Tudo no Estado, nada contra o Estado, e nada fora do Estado." Se é Estado forte, alguma coisa dentro do Brasil sairá mais fraca: a sociedade civil, os direitos individuais. Como disse Ayn Rand: "A menor minoria na Terra é o indivíduo." Em troca de um Estado forte, cada pessoa é feita um escravo desse Estado superpoderoso. Tuas escolhas, teu trabalho, teu patrimônio, tuas horas, dias e férias serão mais controlados à medida que o Estado tem mais poder de controle. Isso é óbvio e sem escapatória.
Infelizmente esta é a tendência da constituição atual, a sexta da república, a de 1988. Um Estado esquizofrênico que tem que fazer tudo por mim e por ti. E nós ficamos travados, sem poder fazer muito por nós mesmos, senão esperar que a vontade dos políticos e o Estado nos socorra. Que nos socorra do buraco em que o próprio Estado nos jogou.
O Estado é nada sem os cidadãos. E do jeito que é o sistema atual, os cidadãos ficam acorrentados (por pesadas e enferrujadas correntes) a uma máquina que deveria servir os próprios cidadãos. Elegemos e preferimos esse tipo de Estado e passamos a necessitar dele. O que chamar isso senão de BURRICE?
A constituição de 1824, a única do Império do Brasil, a mais duradoura que tivemos, a mais liberal, deixa claro que o Império do Brasil é os brasileiros, o Povo:
Art. 1. O Império do Brazil é a associação Politica de todos os Cidadãos Brazileiros. Elles formam uma Nação livre, e independente, que não admitte com qualquer outra laço algum de união, ou federação, que se opponha á sua Independencia.(1)Livramo-nos dos políticos tiranos portugueses, e em menos de setenta anos, uns senhores-de-escravos-sem-escravos, no ano seguinte a nossa princesa Isabel ter assinado a Lei Áurea, derrubaram essa constituição. Hoje elegemos os nossos próprios tiranos, e queremos que tenham mais poder.
A louca constituição que usam sobre nós hoje deixa claro que a república brasileira é um terreno:
Art. 1o. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito... (2)O que é um país: um "território que abriga pessoas", ou as "pessoas que vivem naquele território e que possuem um destino comum a realizar"? Este é o verdadeiro sentido de ser nação. Sem isso, o povo brasileiro é nada senão gado. Rachadores de lenha e tiradores de água(3) vagando em um sítio qualquer, por acaso, sob o Cruzeiro-do-Sul. O que queremos ser: escravos do Estado? ou possuidores de nossa própria terra? Moradores do Brasil ou cidadãos brasileiros?
Precisamos daquela constituição de 1824, com adaptações para a realidade de hoje, é claro. Eu e tu precisamos ser um país forte. Já pensou se o Chefe de Governo não tivesse não tivesse tantos poderes sobre o Estado? Se ele também não tivesse os poderes de Chefe de Estado? (O presidente da república brasileira é os dois: Chefe de Governo + Chefe de Estado!). Já pensou se esse Chefe de Governo ainda tivesse seus poderes limitados por um parlamento e pelo Chefe de Estado? Assim é na monarquia parlamentar.Essas foram as perguntas deste capítulo. Só mais uma(4):
Estás começando a te sentires monarquista?1. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao24.htm
2. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm
3. Josué 9:27.
4. Ruy Barbosa, grande jurista brasileiro, um dos responsáveis pelo golpe republicano de 1889, arrependido declarou: "Na alma de cada iludido republicano dorme um monarquista".Vídeo sobre o dever do Estado:
https://youtu.be/jbnXqQJlWTY
VOCÊ ESTÁ LENDO
Democracia e Monarquia
Non-FictionHá quanto tempo que você pensa a mesma coisa sobre a república brasileira? Você foi doutrinado contra a monarquia? Neste breve artigo somos levados a questionar o senso comum sobre os sistemas de governo.