E Thiago? Durante esse tempo todo? Como estaria sua vida?
CAPÍTULO 06
Jamais Thiago sentiu com outra pessoa a afinidade que tinha com Lívia. Jamais amou alguém como ainda a amava. Jamais sentiu a vida leve como era ao seu lado. Mantinha um relacionamento há quase nove anos com Joyce. Ela foi sua professora no último ano da faculdade, era seis anos mais velha que ele e tinha pavor de casamento, o que a tornara a companheira ideal para alguém com um passado como o seu. Além de muito bonita e inteligente, Joyce tinha um coração bondoso, apesar da mágoa que pesava no peito. Para escondê-la, tornara-se durona consigo e com os alunos. Mesmo assim, aquela mulata de cabelos crespos e volumosos chamou a atenção de Thiago. Ministrava as aulas usando vestido longo com estampa de flores. Ele reparava no movimento das margaridas, por vezes rosas, outras orquídeas, enquanto a professora caminhava entre os alunos. O colorido da estampa penetrava seu ser e poderia deixá-lo um pouco mais... vivo, talvez! Enquanto Joyce ensinava, Thiago divagava procurando razões para a professora vestir-se assim. Dentre todas, chegara à conclusão de que as roupas serviriam para alegrá-la. Quem sabe um dia o sorriso triste de Joyce se transformaria.
E... nessa sintonia de melancolia, começaram a sair juntos. Tornaram-se amigos. Ela era uma excelente saxofonista e ele a admirava bastante. Seu sucesso também se devia às amizades que fez por intermédio da namorada. Joyce o ajudou a reerguer-se. Thiago a conheceu pouco depois de voltar a falar. Com a experiência de vida que ela possuía, soube ouvir e aconselhá-lo... Joyce havia sido abandonada pelo marido uma semana depois do casamento. Entendia como ninguém os sentimentos do rapaz. Exceto a ausência de ódio por Lívia. Isso não compreendia. Ele nunca a odiaria... Em alguns momentos, sentiu raiva por sua coragem de abandoná-lo. Entretanto, ela salvara a vida de todos. Quem sabe até a de Thiago!
Uma pessoa que também lhe deu muito apoio foi Márcia. Por incrível que pareça! Não que sua mãe soubesse os detalhes. Mas mostrou-se aberta. Nunca julgou a atitude de Lívia, como todos faziam, e procurou consolar o filho com sabedoria, fazendo-o enxergar os motivos da ex-namorada (as razões que Márcia sabia... Dizia que Lívia tinha o direito de querer morar em outro país e conhecer novas culturas.). Sua atitude foi bem inusitada para uma advogada trabalhista que se indignava como poucos com pessoas que cometiam injustiças! E... para quem não conhecia a real história... Lívia havia feito algo incompreensível!
Os pais de Thiago eram distantes do filho. Ele sentia que nascera na família errada. O pai era muito fechado e racional. Chegava a ser grosseiro... Em completa contradição com o comportamento espontâneo e sonhador do filho. Sempre recriminou suas escolhas! Mesmo Thiago ganhando três vezes mais do que ele recebia em seu escritório de advocacia, não aceitava a profissão que escolhera. Thiago percebia que tinha vergonha de falar para os amigos advogados que seu primogênito era músico. Ele nunca entendeu o pai... Sua salvação foi o irmão mais novo formar-se em Direito e ir trabalhar no escritório da família. Foi bom que o pai o esqueceu! Esquecera de vez! Antes, Ricardo passava horas brigando com Thiago. Agora, nem isso... Gastava todo o seu tempo conversando sobre os casos do escritório com Pedro.
Thiago jamais se revoltou. Ficava alheio a essas coisas. Achava ruim ser assim em relação ao pai... Mas não sentia vontade de ficar perto dele, tampouco falta de seus carinhos e conselhos. Muito bem substituídos pelos do pai da mulher que sempre amou. Thiago encontrara no coração imenso de Antônio o amor de um pai. Ambos órfãos desse sentimento. Antônio também não teve uma relação amigável com o pai, além de sentir-se carente do amor da filha que partira. Uniram-se pela dor e construíram uma relação paternal ao longo dos anos.
Márcia, mãe de Thiago, era sócia do escritório da família e trabalhou bastante enquanto eles ainda eram crianças. Ele não se lembra de ver a mãe sem seu tailleur feminino. Muitas vezes em tons de azul ou vermelho. Era tão chique que ele não a abraçava com medo de amarrotar. O irmão e Thiago tinham um ao outro na infância e Carmem, quem cuidou deles como filhos. Pedro, ao contrário do irmão, era alegre e irreverente. E... para piorar a situação do primogênito, o caçula se parecia muito com o pai, sendo bem mais alto, de cabelos cacheados e pele negra... Puxara somente os olhos cor de folha seca da mãe! A única parte que Thiago não tinha dela. Em compensação, herdara a altura mediana e os cabelos crespos e indisciplinados, que "Só Deus para dar jeito nisso", como repetia Carmem, quando o arrumava para levá-lo à escola.
Os pais só tinham olhos para o irmão mais novo, que, além de ser exímio em tudo, era muito querido pelas pessoas. Os professores nutriam verdadeira adoração por ele, possuía inúmeros amigos e até admiradores. Pedro era o melhor aluno, o atacante mais rápido do time de futebol, o garoto que todas as meninas queriam... Chamava atenção com seu jeito extrovertido, atraindo o olhar orgulhoso do pai, que o apresentava de forma efusiva aos amigos, esquecendo-se de seu primogênito. Enquanto Thiago, além de poder ganhar o prêmio "Desastrado da Escola", ele sentia que os objetos que se batiam nele! Só poderia ser! Enfim... ainda andava com duas meninas e era caçoado por isso.
Apesar da diferença de temperamentos e escolhas profissionais, Thiago e Pedro eram amigos confidentes. O irmão o ajudava a suportar a família. Para Pedro, viver ali era fácil. Já que não era o alvo das críticas. Por causa delas, Thiago saiu de casa assim que começou a ganhar dinheiro. A sua mãe queria desesperadamente que aceitasse o convite para tocar numa orquestra dos Estados Unidos. Mas ele não quis ir. Em seu coração, ainda havia esperanças de que um dia Lívia voltaria... E poderiam construir uma família. Conforme sonharam. Ele sabia que ela estava casada e tinha dois filhos. Antônio contou sobre o casamento... Quando descobriu o nascimento das crianças, Thiago desejou estar lá. Depois do amigo insistir por anos, Antônio permitiu que visse fotos das crianças. Ao ver Giulia, a respiração de Thiago travou. A menina tinha um sorriso que parecia sair da boca e olhos verdes vibrantes almejando novidades. Era Lívia! Thiago ficou emocionado. Sentiu um desejo inexplicável de estar perto da garota, de conversar com ela. Saber do que gostava de fazer. Qual brincadeira que mais a divertia? Qual sua comida favorita? Qual seu personagem predileto? Queria enchê-la de brinquedos. Levá-la ao parque de diversões. Vesti-la de princesa. Queria... Queria...
- Quero conhecê-la! – disse num suspiro com o rosto cheio de lágrimas, retirando os olhos da foto e pousando em Antônio. Mesmo sabendo que não seria possível, a vontade o tomou de tal forma que precisou expressá-la para não sufocar-se.
- Filho – o amigo falou ao abraçá-lo.
O pai de Lívia arrependeu-se de mostrar as fotos. O estado de Thiago era deplorável. Para tranquilizá-lo, Antônio afirmou que ficara assim pelo fato da semelhança física da neta com sua filha naquela idade. Mas esse comentário não impediu o amigo de bombardeá-lo com perguntas. Pressionou-o para saber como era a vida delas. Antônio tentou esquivar-se, sabia que as respostas não fariam bem ao amigo de sentimentos sensíveis. Ficaria abalado por dias. Contudo, o ex-namorado de Lívia não sossegou enquanto não soube como era sua vida desde que saiu de Brasília. Antônio acabou confessando que o jeito de Giulia era como o da antiga Lívia: alegre e eufórico.
Thiago o questionou sobre o que quis dizer com "antiga". Antônio pestanejou, tentando enrolar. Porém, o ex-namorado da filha já havia chegado até ali e não desistiria de saber que tipo de pessoa seu grande amor tornara-se. Há anos perguntava sobre ela e recebia respostas vagas. Estava cansado disso, então insistiu. Sem saída, Antônio disse que sua Lívia não era mais uma pessoa tão entusiasmada, que a vivacidade feroz desaparecera... Contou que agora era uma mulher serena e calma! Thiago perguntou sobre a ansiedade por viver que exalava dela. Lívia era uma locomotiva maluca desgovernada, mas que ele amava. Como amava! Não conseguia imaginá-la pacata assim. Nas imagens, ainda muito nítidas em sua mente, Lívia o arrastava pelo braço para chegarem logo a algum lugar, falava e ria alto, contava uma história com empolgação, ou, simplesmente, o beijava do jeito mais doce que existia... Poderia sentir o gosto até hoje! Saber disso foi uma das piores coisas que aconteceu a ele. Ao perceber que sua falta de coragem levou Lívia a um sofrimento tão grande que modificou sua personalidade, uma angústia densa o tomou. Pensou em como deveria ter sido difícil. Agora entendia o quanto sua covardia a afetara. Prejudicou Lívia muito mais do que imaginava, pois ficou sem ela, mas ela... ficara sem ninguém.
Uo=xyR
É... A saudade ainda está presente no coração de Thiago! Como ficará com o retorno de Lívia? O que acontecerá?Amanhã vocês saberão! Um beijo grande e obrigada por acompanhar meus devaneios rsrs
Ebook completo disponível na Amazon por apenas R$3,17!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Janelas da Alma - Segredos Revelados
RomanceO livro completo está disponível na Amazon. Lívia e Thiago se amaram como poucos. Um amor tão grande que transbordava pelas janelas da alma. Sendo impossível vivê-lo. Uma pessoa morreu. Várias, choraram. Seus pais sofreram... Aquilo precisava ter f...