O João fixa os seus olhos castanhos claros nos meus.
-Morto?- ele dá um riso fraco, mas eu sei que ele sabe que eu lhe estou a dizer a verdade.- Tu estás mais gira- diz ele olhando para o meu vestido.
Sinto-me a corar por dentro.
-Obrigada- digo com um tom de voz confiante, algo que por dentro não sou.- Como é que vieste parar aqui?
Vejo que ele faz um esforço. Dou-lhe o tempo que ele precisa para se lembrar.
-Já sei!- exclama e começa a rir-se.- Coma alcoólica e excesso de drogas.
A minha barriga dá uma reviravolta e faço um pequeno sorriso forçado.
- E tinhas...- começo.
-27 anos- completa ele.
Fico espantada. Ele já não era nenhuma criança. Já tinha idade para ter juízo.
Olho para ele. Eu vejo o João que me lembro antes de morrer e ele deve ver a Joana que se lembra antes de eu morrer. É assim que as coisas aqui funcionam. Baseia-se tudo em memórias.
Sinto os seu olhar a queimar-me a pele.-Realmente... Porque é que nunca usaste vestidos? Ficam-te mesmo bem.- ele faz um sorriso amarelo enquanto me fita.
Desta vez não respondo nada e até fico enjoada.
-João! João!
Viro-me e vejo o seu grande amigo, da maneira de como me lembro dele.
-Miguel. Tudo bem bacano? Viemos dar ao mesmo sitio- diz o João e começam os dois a rir-se.
O Miguel repara em mim.
-Joana? És mesmo tu?- os olhos dele avaliam-me.
O João é o Miguel trocam olhares e sinto-me cada vez mais enojada, afinal na realidade são mais velhos e os olhares que me lançam não são de adolescentes mas sim de alguém mais velho.
-Acho que tens que nos apresentar este Lado.- diz o João sorrindo.
***
Passaram-se 4 dias lentos. Desde o dia em que encontrei o João muita coisa mudou. Desde aí nós tínhamos começado a "namorar". Ele escolhia sempre a minha roupa e eram sempre vestidos curtos ou peças justas e curtas. Eu não sabia qual era a minha aparência, mas sabia que aquela não era eu. Ele em vez de passar tempo comigo estava quase sempre com o Miguel e quando estava comigo queria sempre pressionar-me a dar mais de mim. Eu não sei o que fazer, pois por uma lado não estou a gostar nada disto, mas por outro é o João, o rapaz que eu sempre gostei. Era um situação difícil.
Hoje o João tinha ido com o Miguel passear, mas eu sei que ele devia andar enfiado em pubs. Imaginei a praia que o Felipe me tinha levado e apareci aí. Caminhei até um sítio da praia com menos gente. Apenas haviam duas pessoas.
Pelas costas do rapaz pude perceber que era o Felipe, mas ao lado dele estava uma mulher mais velha. Aproximei-me sem eles me verem e vi que o Felipe à conversar com essa mulher. Ela era pelo menos uns 20 anos mais velha que ele, mas parecia que se conheciam. Demasiado bem até. Vi os olhares cúmplices que eles trocavam e percebi. Era a namorada. Agora podiam estar juntos de novo. Eu estava a vê-la na idade em que ela tinha morrido, mas ele via-a na idade em que ele tinha morrido. Talvez para ele não fosse estranho, ao menos agora estava com o seu amor.
Abraçaram-se e depois vi que ela se tinha inclinado para o beijar...
Virei costas e começei a correr. Estava tão transtornada pelo facto de ela o poder ter e eu não que me esqueci de pensar em um sítio e sair daquela praia, por isso continuei a correr e não me lembrei que ele é ela me poderiam ver. Começo a ouvir alguém a correr atrás de mim mas não olho para trás. Até que sinto uma mão forte e quente a agarrar-me firmemente o ombro e a virar-me para ele até os nossos olhares se encontrarem.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Mundos Diferentes
FantasiaUma história de uma rapariga com medos e inseguranças, em que uma noite a sua vida muda drasticamente. Agora a pergunta é: Muda para melhor? Ou para pior? Uma história com um futuro imprevisível