Refletir a Palavra é fundamental
Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. (Lucas 1,29)
34. Maria, ao perceber que o anjo lhe trazia uma mensagem e, junto com ela, uma responsabilidade eterna, perturba-se, busca entender, pensa, reflete,não fica passiva diante do anúncio. Ela não era ingênua, não se deixa levar somente pelas emoções, mas busca na razão fundamentos para sua fé.
35. Pensar, ponderar é fundamental antes de assumirmos qualquer compromisso. Sempre que assim fizermos, nossa resposta será sólida, dúvidas podem continuar existindo, mas enfrentaremos os desafios com mais força.
36. O próprio Jesus nos ensina a esse respeito: Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não senta para calcular os gastos que são necessários, afim de ver se tem com que acabá-la? (...) Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez milhões poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? (Lucas 14,28-31)
37. Quantos problemas nós não estaríamos enfrentando hoje se no passado tivéssemos pensado, calculado,refletido... Algumas respostas (positivas ou negativas)que damos na vida dificilmente conseguiremos apagá-las, são para sempre... Mesmo que tentemos esquecê-las, permanecerão conosco, não há como fugir.
38. A perturbação não nos pode paralisar diante das responsabilidades, fomos criados para sermos adultos,maduros. Maria perturba-se, mas não fica na angústia, transforma esse sentimento em reflexão;em práxis, ela começa a pensar, calcular.
39. A busca de Maria em compreender o mistério que a envolvia faz sua fé ser de total adesão. Ela sente,mas sobretudo reconhece, através da escuta, da racionalidade, que Deus queria que ela participasse em seu projeto.
40. Maria nos ensina a refletir, cotidianamente, nas pequenas revelações que Deus vai semeando em nossa história, não basta ler a Bíblia ou rezarmos nossas devoções. Sem reflexão nossa oração corre o risco de ser estéril. Uma pergunta não pode calar: E agora? Oque faremos? Como faremos? É isso de fato que Deus quer de nós?
41. O ensinamento de Jesus é magnífico: Aquele, pois,que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes,sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém não caiu, porque estava edificada na rocha. (Mateus 7,24ss)
42. Um exemplo concreto de uma casa construída sobre a rocha foi o sim de Maria; vieram os sofrimentos,as dores, a cruz, mas a casa não caiu.