A força do Espírito Santo está em nós
Respondeu-lhe o anjo: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a forçado Altíssimo te envolverá com a sua sombra". (Lucas 1,35)
64. Maria fica inquieta, mas o anjo enviado explicaque quando Deus nos chama para uma missão elenão nos abandona, envia sobre nós o Inspirador.Nunca podemos dizer que somos incapazes, pois oSenhor é capaz em nós.
65. O Espírito Santo é promessa de Jesus a todos osseus seguidores: Se me amais, guardareis os meusmandamentos. Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outroParáclito, para que fique eternamente convosco.(João 14,15-16)
66. A fecundação do divino em nosso ser se dá graças ao Espírito do Senhor que em nós habita. No momento do nosso batismo, nos tornamos templosonde a graça de Deus pode superabundar: (...) o vossocorpo é templo do Espírito Santo, que habita emvós. (1Coríntios 6,19)
67. Jesus é fecundado no ventre de Maria; por obrado Espírito, ele, ao nos prometer o Paráclito, esperaque a mesma obra realizada na vida de Maria sejatambém eficaz em nós. A fecundação do amor, dacapacidade de amar, de se doar é o grande fruto queo Espírito pode nos proporcionar.
68. Se me amais. É o amor o que mais pode nos assemelhara Maria, imitar a mãe de Deus é aprender aamar, pois ela vive em essência aquilo que seu FilhoJesus é por natureza: amor. E, quanto mais amamos,mais o Espírito nos torna capazes de nos doarmos.Ser imitadores de Maria, e por consequência semelhantesa Jesus, é um exercício constante.
69. O presente, que é o Espírito, nos é dado por Jesuse nos acompanha até a eternidade – para quefique eternamente convosco. Este selo, esta marca,imprime em nós um caráter de santidade que nemo inimigo dos inimigos pode apagar de nossa alma.
70. O Doador dos dons nos ajuda a viver, imprimindoem nós os seus sete talentos, todos eficazes na trajetória de santidade de Maria: sabedoria, inteligência, conselho,fortaleza, ciência, piedade, temor de Deus. Com essa assistênciatemos a certeza de que Deus vai tecendo emnós o seu próprio ser.
71. Quando o desânimo, a falta de sentido, o medo,a angústia vierem, vale nos lembrarmos de que fomosbatizados com o fogo que tudo transforma;com água, fonte da vida nova; com o Espírito Santode Deus, força para guerrear contra os inimigos daalma e do corpo.
72. Sobre o Espírito, o próprio Jesus profetiza sobreas bênçãos que ele pode fazer em nós, basta ter fé,crer: Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quemcrê em mim, como diz a Escritura: Do seu interiormanarão rios de água viva (...) dizia isso, referindo-seao Espírito. (João 7,37ss)
73. Como se fará isso? – pergunta Maria. O Espíritodescerá sobre ti – responde o anjo. Na dúvida, na incerteza,basta implorarmos que desça, que venhasobre nós o Santo Espírito: O Espírito vem em auxílioà nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemospedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmointercede por nós com gemidos inefáveis. E aqueleque perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus. (Romanos8,26-27)
74. O Paráclito na vida de Maria fez dela uma mulherde coragem extrema, nem a cruz de seu Filho pôdedetê-la. Maria suga do Espírito toda seiva que ele écapaz de nos dar. Imitar Maria é saber-se abrir aoEspírito para que ele nos faça criaturas novas. Mariaestava armada: revesti-vos da armadura de Deus,para que possais resistir às ciladas do demônio. (Filipenses6,11)
75. Mesmo depois de Cristo ter nascido, Maria,graças ao Espírito que nela habita, exala a presença divina, despertando em nós, cristãos, a mesmaresponsabilidade: Somos para Deus o perfume deCristo entre os que se salvam e entre os que se perdem.(2Coríntios 2,15)