Não tenhamos medo, confiemos nas promessas de Deus
O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó; e o seu reino não terá fim". (Lucas 1,30-33)
43. Diante de grandes desafios, o medo é natural,até chega a ser salutar, pois conseguimos ponderar muitas coisas, porém se o medo se torna um obstáculo, algo intransponível, então a vida está aprisionada.
44. O anjo Gabriel percebe a aflição de Maria. Por isso logo se adianta: Não temas, pois encontraste graça diante de Deus. Esse "não temas", no início da missão divina de Maria, fez que ela nunca mais se deixasse intimidar por qualquer medo ou insegurança.
45. O "não temas" do anjo não é um consolo vazio,mas revelador, nada devemos temer quando encontramos favor diante de Deus. Se o Pai nos envolve em sua graça, por que então deixar o temor se apoderar de nós?
46. Após aliviar o coração de Maria reforçando sua confiança no Senhor que a chamou, o anjo revela a promessa: Conceberás e darás à luz um filho (...)ele reinará eternamente (...) seu Reino não terá fim.Estabeleceu-se naquele momento a renovação da aliança de Deus com a humanidade.
47. Maria se torna a embaixadora do Altíssimo na terra e em seu coração o universo experimenta a ação eficaz da promessa que se cumpria nela.
48. O reino do Fruto gerado no ventre daquela moça jamais teria fim. Estende-se pela eternidade. Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que vem, o Dominador. (Apocalipse 1,8)
49. Contemplar o Reino eterno de Jesus é fazer a experiência de pertencer a ele. Podemos também crerem verdade que todos os que nos antecederam, nossas gerações passadas, pais, avós, nossa dinastia se encontrará sobre o olhar amoroso do grande Rei.
50. Nossos filhos, nossos netos, os filhos dos filhos dos filhos de nossos rebentos encontrarão repouso na mesma morada em que estivermos. A promessa feita a Maria é bênção infinita a todos nós.
51. Se em Deus nos encontramos, se aos olhos dele nosso viver tem valor eterno, então nos vem a pergunta:Por que temer? Por que se desesperar? Porque duvidar? Basta confiar, e foi justamente o que Maria fez.
52. O medo não a impediu, o medo não a paralisou,não fugiu, não se escondeu, não chorou como vítima, soube pela boca do anjo que a missão a ela confiada pelo Pai devia ser abraçada na fé incondicional.
53. Talvez diante da insegurança precisássemos nos perguntar: Qual a promessa que Deus nos fez? Esse questionamento parece simples, porém nossa resposta somente será satisfatória mediante o grau de intimidade que estabelecemos com o Senhor.
54. Alguns poderiam dizer: "Deus nunca me prometeu nada!". Se a nossa espiritualidade não nos faz sentir as promessas divinas, então algo está errado.Muitas das promessas se cumprem sem nos darmos conta, porque as desconhecíamos.
55. Deus não só promete, ele confirma, ele sela.Quando deixamos Deus rezar em nós em Espírito,então ele nos abre os olhos, o coração e a alma. Terem mãos as chaves dessas promessas é o que fortalece nossa trajetória espiritual.
56. Quando atingirmos o conhecimento das promessas divinas, o medo nunca mais nós fará escravos,mas tremerá prostrado na força que nos reveste.