Como será possível que essa graça aconteça?
Maria perguntou ao anjo:"Como se fará isso, pois não conheço homem". (Lucas 1,34)
57. Diante do anúncio do anjo, uma série de questões passam pela cabeça de Maria. Ela era prometida em casamento a José: como então engravidar sem ser casada? Por que ela teria sido escolhida? Como se daria essa gestação?
58. A pergunta da Mãe de Deus: Como se fará isso?, resume nossas dúvidas ante os vários episódios da vida. Nem sempre podemos compreender tudo. Em certos momentos não temos plena convicção de como as coisas se resolverão.
59. Por trás da pergunta de Maria está um problema que se apresenta como grande e intransponível, que precisa ser resolvido. Isso também acontece conosco; sempre diante de um desafio, sobretudo divino, nós nos sentimos indignos, não preparados, não merecedores de tamanha graça.
60. Muitas pessoas que são chamadas a uma vocação específica na Igreja relutam contra a vontade de Deus. Quantos de nós não temos coragem de assumir compromissos de responsabilidade por medo.
61. Qual é nosso maior obstáculo no seguimento? Qual é nossa maior dificuldade? Quando colocamos o problema como algo maior que o chamado, então, desconhecemos a providência divina.
62. Maria tem dúvidas, porém não transforma esses questionamentos em algo que eles não são – regra de vida. No caso de Maria, a dúvida fortalece o sim,a adesão.
63. Deus não escolhe somente os perfeitos na fé; no caso de muitos de nós, a misericórdia divina se mostra na ação do Senhor em nossa vida, ele capacita, purifica, transforma, santifica, converte, mas exige do escolhido um desejo sincero de entrega.