Ela não sabe do brilho que tem por simplesmente existir, e resistir ao preconceito.
Ela não tem a coragem para, à luz do luar, esperar carros passarem, lentamente, analisando-a como se fosse um pedaço de carne.
Mesmo que não queira o desejo -ou o desprezo- queimando os olhos no seu corpo, é necessário oferecê-lo para ser observado... e talvez depois tocado. E novamente, mesmo que odeie tudo isso, a sua vida depende do que ela faz ali na calçada da rua pouco movimentada.
Ela, na verdade, é a coragem por fazer tudo isso... por preferir arriscar sua vida à ser quem ela não é.
Para todos, ela é um oceano de conceitos e definições erradas. Um homem vestido de mulher que vende seu corpo desesperadamente; um viadinho afeminado qualquer que merece ser xingado... violentado... e morto; um traveco, motivo de piada e desgosto; um filho que se perdeu por conta das influências.
Para si, é definida apenas de uma vez: força.
Uma pessoa que ainda, infelizmente, é lida como homem na sociedade, e vende seu corpo para que possa pelo menos sobreviver, pois é praticamente impossível alguém como ela ser aceita em algum lugar; uma pessoa que aguenta para si, não um ou dois apelidos maldosos, mas inúmeros, que são direcionados à ela todos os dias e, ainda assim, dá sua cara para bater e corre riscos enormes por simplesmente ser quem realmente é; uma travesti, que é o próprio motivo de sofrimento muitas vezes, por se sentir culpada ou inválida; uma filha que teve coragem o suficiente para gritar e contar à sua família, qual é sua verdadeira identidade.
Ela também é muito mais: é amiga, é mãe, é família, é trabalhadora, é profissional, é travesti. E o que muitos as vezes esquecem: ela é humana.
Mas para ser tudo isso... primeiro, ela precisa ser forte. E por isso, se define assim, para que não sinta tanto medo do mundo. Isso significa sofrer, doer e chorar. E mesmo assim, ela também sabe que significa transbordar. Porque ela transborda de orgulho toda vez que percebe a pessoa incrivelmente forte que se tornou.
Resolvi começar por essa minoria tão desrespeitada, excluída e invisível. As travestis são um grupo pequeno mas muito forte e inteligente. Poucas pessoas realmente sabem quem elas são, como se identificam... e foi por isso que decidi expor primeiramente meu amor por elas nesse pequeno texto que você acabou de ler.Para deixar mais claro, coloquei um vídeo da Rosa ali linkado e é muito importante que vocês vejam ele, pois é a voz de uma pessoa que entende dessa vivência.
Importante também, é ressaltar e relembrar que quando nos referimos à travestis, usamos pronomes femininos e NUNCA os masculinos. Então, é "A/AS" travesti(s), e não "O/OS" travesti(s).
Travestis são lindas, reais, fortes e corajosas.
-Marie🌻
VOCÊ ESTÁ LENDO
florescer
PoetrySer um botão de flor não necessariamente significa se esconder, mas, florescer certamente simboliza o ato de mostrar ao mundo a verdadeira imagem de quem somos, com amor, aceitação e muita, muita coragem. Florescer é um livro para todos: quem precis...