Eu vejo que ainda há muita dificuldade para as pessoas entenderem o que é realmente uma mulher trans, um homem trans, e principalmente, uma pessoa não-binária e uma travesti.
Bem, uma mulher trans é uma MULHER! Ou seja, independente do gênero que foi imposto à ela quando nasceu -desde que não seja o feminino, ela é mulher. Se ela tem pênis, vagina, peitos ou não, se diz que é mulher, então ela é mulher, sim.
E um homem trans é um HOMEM. Da mesma forma que qualquer outro!
Travesti no inicio era um termo pejorativo, que foi criado por pessoas cisgêneras. Aqui na América do Sul, o termo se ressignificou, tornando-se o nome da identidade, do movimento. Não se sabe ao certo como se identificam, pela falta de estudo e pesquisa. Apenas se sabe que é assim que se identificam e que fazem sim, parte do movimento trans.
E finalmente, uma pessoa não-binária é aquela que ao contrário das identidades acima, não é homem, e nem mulher. Não é como se fosse um terceiro gênero, é um espectro enorme com várias identidades que fogem do unicamente binário, ou seja, que não são especificamente apenas homens ou mulheres. Vou dar alguns exemplos de gêneros não-binários, mas são apenas rótulos, sim?
Agênero- ausência de gênero; não-gênero; gênero nulo; não conformidade de gênero.
Gênero fluído- identidade que flui entre dois gêneros, a ausência dos dois e presença dos dois ao mesmo tempo. Dependendo do dia, a pessoa pode se sentir unicamente apenas com um dos gêneros; ou então, com nenhum dos dois; e finalmente, com os dois. (A intensidade que elxs sentem cada gênero pode variar também).
Ambonec- É ser dois gêneros, mas, ao mesmo tempo, não ser nenhum.
Bigênero- Ser dois gêneros ao mesmo tempo, podendo fluir entre a intensidade de cada um.
Demigirl- É se sentir em boa parte, uma garota. A outra parte pode ser um gênero conhecido ou não, ou pode ser simplesmente nulo.
Demiboy- É se sentir em boa parte, um garoto. A outra parte pode ser um gênero conhecido ou não, ou pode ser simplesmente nulo.
Pangênero- Alguém que é todos os gêneros do mundo, ao mesmo tempo, ou não -é possível fluir entre todos eles, sentindo cada um de uma vez. Os gêneros podem ser conhecidos para a pessoa que os sente, ou não.
Poligênero- Alguém que é muitos gêneros, ao mesmo tempo, ou fluidamente. Novamente, os gêneros podem ser conhecidos ou não.
Ainda há vários gêneros, a lista é infinita! Eu pretendo falar sobre todos, e se seu gênero não esteve aqui, pode vir falar comigo! Eu peço desculpa.
As pessoas não-binárias são trans, pois quando nascem são designadas com certo gênero, que é binário, e então, transcendem para uma identidade que as representa -assim como qualquer pessoa trans!
Qualquer dúvida perguntem aqui, vou ter o maior prazer em responder :)
Todas as identidades de gênero são válidas!
-Marie 🌻
VOCÊ ESTÁ LENDO
florescer
PuisiSer um botão de flor não necessariamente significa se esconder, mas, florescer certamente simboliza o ato de mostrar ao mundo a verdadeira imagem de quem somos, com amor, aceitação e muita, muita coragem. Florescer é um livro para todos: quem precis...