"Amor platônico também pode ser um amor impossível, difícil ou que não é correspondido. Muitas vezes uma pessoa tem um amor platônico e nunca tenta sair dessa fase porque tem medo de se machucar ou medo de verificar que as suas fantasias e expectativas não correspondem à realidade. O amor platônico é entendido como um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve, é feito de fantasias e de idealização, onde o objeto do amor é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades."
Assim, Samuel via Ana Florença, uma mulher perfeita, detentora de todas as boas qualidades e sem defeitos. Sem se dar contar que Ana era apenas um ser humano, onde haviam sim, muitas falhas e defeitos.
Certa vez, em uma conversa com um velho amigo de infância chamado Guilherme, contávamos sobre nossas relações, ele sobre sua namorada e eu sobre a mulher que tanto admirava. Então, fiz um breve desabafo: Sabe "cara", eu contava os minutos para vê-la; ficava feliz simplesmente por estar na companhia dela; me despedia e, minutos depois, já estava “morrendo de saudade”; queria compartilhar planos para o próximo fim de semana e também para o futuro… Há quem diga que amar e ser amado é mesmo uma das melhores sensações! Guilherme então retrucou: "Você vive um amor platônico, meu brother. Eu vejo você se esforçando, me pedindo conselhos, ajuda, lembra daquela noite que passamos em claro recortando uma cartolina pra você poder fazer aquela surpresa para Ana?! Então... Em cada tirinha daquela cartolina, que inclusive nos gerou um trabalhão, você escreveu cada motivo dizendo porque a ama. Porém, quando o amor não é correspondido Samuel, a situação costuma ser diferente… Muitas vezes causa sofrimento e pode diminuir a tua autoestima. E, embora não seja o único, o amor platônico é um tipo de amor não correspondido. Ele está associado à ideia de um amor inalcançável, distante, impossível… e ao meu ver, ela está inalcançável pra você."
Aquela conversa acabou comigo, um choque de realidade, porém não era o fim pra mim. Afinal de contas, eu estava vivendo aquela aventura, por mais complicada que Ana fosse, mesmo que não fosse inteira, eu tinha a certeza de que quando estávamos juntos, ela estava ali, metade ou não, estava mesmo. Não era só o corpo sabe, a alma dela também se fazia presente. Mesmo que não fosse o esperado, o tanto que as minhas expectativas almejavam, ela estava ali e era exatamente isso o que me manteve de pé. Sobre o deserto eu caminhei, enfrentei monstros terríveis, pesadelos que me fizeram chorar durante a noite, escuridão que me cegava, tempestades de areia que quase me fizeram desistir, mas o amor, o amor é uma força tão pura, tão grande, tão sobrenatural, que me segurou, assim como a lanterna do personagem Lanterna Verde dava forças ao anel dele, esse amor que eu sinto por Ana Florença me dava o necessário para permanecer com vida, por mais que eu caísse algumas vezes, eu conseguia me levantar através da força desse sentimento. É aquilo né, só quem conhece o amor de verdade poderia me entender. Consegui tirar uma grande lição disso tudo, e vou até compartilhar.
Tudo tem um tempo pra acontecer, cada pessoa tem um momento certo pra entrar na vida da outra... Saber esperar além de ser uma grande virtude também nos mostra o quanto evoluímos como pessoa. O amor é paciente, já a paixão não. E quando conseguimos observar nosso comportamento em relação a esperar o tempo certo de cada coisa, isso significa que já desenvolvemos o nosso amor próprio, pois sabemos que merecemos um relacionamento que seja do jeito que esperamos. A paixão é bem apressada, ela não gosta de esperar, ela acha que podemos escolher alguém e sair moldando aquela pessoa pra que acompanhe o nosso tempo, a paixão acha que tudo tem que ser do jeito dela, que as pessoas e acontecimentos precisam estarem perfeitos pra se adequarem ao seu padrão de necessidades, isso é tão pequeno em comparação com o amor, porque quem ama não tem a necessidade de que tudo esteja perfeito pra agradar a ela, quem ama apenas é paciente e sabe que tudo o que vem foi na hora determinada pra acontecer, e se ainda não aconteceu é porque não é o momento adequado pra que aquilo se manifeste em sua vida. Eu aprendi que o que eu precisava analisar é que nada em que colocamos peso ou pressão pode estar totalmente correto para o que precisamos para evoluir, se precisa forçar, se precisa ter pressa, se isso te causa peso é porque alguma lição você precisa aprender, e sem dúvida essa lição é um sinal pra que tenha amor próprio, pra que se conheça, pra que busque a leveza que encontramos no amor. Precisamos analisar que nada nem ninguém vem em hora imprópria, então se alguém já apareceu busque ter leveza pra aprender com essa pessoa, pra que possam evoluir juntos, e se ainda não veio busque paciência, sabedoria e humildade pra quando for sua hora você esteja preparado para receber o que é seu. Devo apenas deixar fluir.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Um amor genuíno
RomanceUm romance baseado em fatos reais de um casal cujo o rapaz detentor de um amor genuíno teve de enfrentar o deserto com tantas dificuldades pelo caminho, com o intuito de enfim conseguir tocar o coração da mulher amada.