Neste capítulo eu vou falar um pouco sobre o que é a depressão e como lidar com ela.
A depressão é acima de tudo uma doença, e obviamente você não pode acordar e dizer: "hoje é um belo dia pra se ter depressão". A depressão é resultado da falta de saúde mental assim como a gripe e a febre são da falta de saúde do corpo. Mas também você precisa entender que teu cérebro (tua mente) é tão parte do seu corpo quanto seu dedão. E que assim como você se cobre pra não passar frio e ficar resfriado você precisa tomar certos cuidados com a saúde mental pra não obter uma depressão.
A tristeza comum é comum e todo mundo uma hora a sente, mas se a tristeza não passa nunca, então, você está doente, procure um médico.
Assim como toda doença a depressão tem tratamento, tem medicamentos e tem cura. E assim como toda dor física, a dor mental dói (a mesma parte do cérebro que se ativa ao sofrer uma lesão física também é ativa quando passamos por uma dor emocional) e você precisa se tratar antes que ela piore. Quanto mais se deixa agravar a doença mais difícil fica de se tratar. Mas mesmo num estado grave, ela ainda tem cura. A primeira coisa a se fazer quando se percebe a doença é procurar um médico ou psicologo desde que seja um profissional licenciado. Porque qualquer pessoa inexperiente e despreparada pode prejudicar ainda mais o estado mental de quem tenha depressão.Então procure se tratar porque um livro de auto ajuda não vai te curar da doença, pode te apontar a solução, mas é muito improvável que resolva de fato seu problema.
Pra evitar a depressão é preciso cuidar da saúde mental, o que envolve a prática de exercícios regulares, uma boa alimentação, assim como o cultivo de afetos e a ciência de que se você não fizer essas coisas é provável que você fique doente.
"Ah, mas eu não tenho amigos, meus pais não me amam, eu não consigo falar com as pessoas, tenho síndrome do pânico, ansiedade, medo... Etc..."
Então, vamos por partes: "Não tenho amigos": tem primos? Normalmente esses são nossos primeiros amigos. Não tem? Não tem problema, você não nasceu de uma árvore, então no mínimo tente ser amigo dos seus pais. Esses sim são seus amigos de verdade e com certeza querem o teu bem estar.
"... Meus pais não me amam...": Muito improvável, mas pode acontecer, nesse caso: você precisa saber se isso é uma ideia sua ou se de fato é verdade. E pra isso você precisa falar com eles, é o único jeito deles saberem o que tu pensa, eles não podem ler tua mente. Você precisa tentar conversar com eles pra que eles possam te ajudar. Lembre-se seus pais já foram jovens imaturos e inseguros como alguns de vocês, eles provavelmente podem entender o que seus filhos estão passando.Mas se mesmo assim você me disser que eles não te amam; eu não sei cara. Eu não tenho todas as respostas e de maneira nenhuma sou o dono da verdade. O que eu sei é que, Jesus te ama. Então se mais ninguém te amar, antes de querer se matar, vai à igreja, você não tem nada a perder indo lá. E talvez lá você encontre a salvação que tanto precisa. (e se eu puder recomendar uma, vá a um salão do reino das testemunhas de Jeová. Esses caras com certeza te tratarão bem, e acolherão você.[Eu os conheço bem])
"... eu não consigo falar com as pessoas...": Consegue sim. Sabe o que realmente é difícil? Dar o primeiro passo, falar pela primeira vez, acertar de primeira. Essas coisas são difíceis, mas também não são impossíveis. Você consegue sim. E não me leve a mal, não quero te machucar, ou te ofender. Só quero que você perceba que isso é uma desculpa que você usa pra atender a ordem do seu medo. Se você tentar você vai ver que consegue sim, que o medo só te assusta e te afasta, e ele só tem que ser usado em situações de perigo real, não antes de falar com alguém. E também não é tão difícil ser amigável com as pessoas, difícil é superar o medo, depois tudo fica mais fácil. Mas uma coisa é certa, se você não tentar aí é certeza que você não vai conseguir mesmo. No minimo você tem que tentar. E pra te ajudar, tem tutorias no youtube ensinando a fazer qualquer coisa que você quiser, inclusive a falar com as pessoas. E insisto, cultivar afetos é básico pra aliviar a depressão.
"...tenho síndrome do pânico, ansiedade, autismo, esquizofrenia e Etc..." Aí já são outros quinhentos meu amigo(a). Procure um psiquiatra, um psicólogo, um especialista, alguém que realmente dedique sua vida a cuidar de mentes que não estão saudáveis.
Eu tenho vinte anos, não tenho nenhum diploma em mentes humanas, o que eu sei foi o que eu aprendi pra sobreviver. Eu tenho apenas a experiência de ter superado a depressão. O que eu sei, é que eu sei do que eu estou falando: que mais ou menos eu posso te apontar o caminho que te leva a sua salvação. Eu não posso te curar infelizmente, eu até gostaria de curar todo mundo que tem essa doença e erradica-la do planeta, mas não posso fazer isso. Mas eu te garanto, que você pode se curar, basta querer e tentar de verdade. Procurar ajuda é essencial. E é muito importante que seja a ajuda de um profissional.
Eu sei que não é fácil, que se você tem a doença é quase impossível pra você lutar contra ela, que se você a tem, você não tem forças. Me peça e eu te emprestarei um pouco da minha. Mas você precisa lutar com todas as forças que você tiver.
Nem as mentes saudáveis conseguem ser felizes o tempo todo, então se você tem uma mente que não ESTÁ saudável, procure ajuda, é o melhor conselho que eu posso te dar.
Eu não me curei sozinho, precisei de outras pessoas. Creio que qualquer outra pessoa também vá precisar. Existem medicamentos pra tratar a doença, mas precisam de um médico pra te receitar tomá-los. Não use qualquer coisa sem saber como usar.
No mais, eu ainda tô aqui, ainda atendo por aqueles contatos e ainda vou tentar ajudar quem eu puder ajudar.
Bom, agora é 1:30 da manhã e eu tenho que ir trabalhar. Mas eu desejo que vocês que melhorem, e se vocês lerem de novo com atenção tudo o que já leram até aqui e acatarem os conselhos citados nesse livro, é muito provável que vocês melhorarão.
Eu não sou um cara qualquer falando bosta, passei por isso, eu sei como passar. Mas eu não posso curar você, sem que você ao menos queira se curar.Além disso, se você tem na faixa dos quinze anos, entenda que: sim, eu entendo a tua dor. Sim, eu sei que você "não consegue" fazer tudo que eu disse pra você fazer e sim, eu sei que não ajuda muito eu ficar te "xingando" tentando fazer você acordar pra vida. Mas se você tem na faixa dos quinze anos, daqui uns dois ou três anos isso passa suavão. Mas se você tentar fazer as coisas escritas nesse livro, tua vida começa a melhorar agora, e você não vai ter que sentir essa dor por dois ou três anos...
"Mas eu tenho depressão de verdade..." então, mas se você parar de se orgulhar disso e parar de escutar essas musicas depressivas que você escuta, isso melhora mais rápido. Sei que você se identifica com o artista, mas isso entra no seu subconsciente e sua vida se torna isso. Então se você tentar sair dessa onda de depressão ao invés de se orgulhar de estar nela, isso descomplica muito sua vida.
E agora, revisando tudo que eu ja escrevi até aqui, digo mais: Existem formas artísticas de se usar a depressão. Então apesar de que ter depressão seja uma bosta, ainda te pode ser útil. Conhece um tal de Kurt Cobain? Já Ouviu falar de Nirvana? E de um maluco chamado Vicent Van Gogh? Edgar Allan Poe, Abraham Lincoln, Isaac Newton... Mano, muitos caras grandes tiveram depressão e souberam lidar com ela. Então cara, tenta fazer alguma coisa útil com sua depressão. Cê tem todo direito de ser depressivo, não é bom que seja, mas é sua vida faça o que quiser com ela. Cê pode ter depressão e ainda ter um potencial apenas tente descobrir o seu lugar no universo. Tenta fazer de tudo, uma hora você descobre no que você é bom. Boa sorte.
E só pra fechar esse capitulo que é só de conselhos, deixo mais um; tudo que você quiser saber: pesquise a respeito. Quase tudo que existe no mundo tem no google.