Os jogos e brincadeiras são utilizados pelos profissionais da área do lazer e educação sem muita distinção e sem uma definição consistente. Buscaremos definir jogos e brincadeiras de maneira a auxiliar na aplicação adequada dessas atividades.
BRINCADEIRAS – São atividades que podem ser experimentadas individualmente ou em grupo. Quando individualmente, normalmente não possuem regras. Podem ser alteradas a todo o momento. São atividades cíclicas, isto é, não é marcada por acontecimentos intermediários que modificam sua característica, não possui um fim e sim um reinício. As brincadeiras NÃO POSSUEM VENCEDORES.
BRINCADEIRA
• Não há vencedor;
• Não há regras. Se elas existem,são poucas e muito simples;
• Não há um final determinado;
• Não existe um grande objetivo a ser alcançado;
• Nem sempre há uma evolução regular;
• Podem ser feitas modificações ao longo da atividade.
JOGOS – São atividades que são caracterizadas pelo grupo, com
exceção dos jogos eletrônicos, essas atividades são desenvolvidas apenas coletivamente. São elaboradas com regras para o entendimento e desenvolvimento da atividade. Seu desenvolvimento é padronizado com início, meio e fim. Está previsto sempre um vencedor ou vencedores. Normalmente formado por equipes. Um jogo pode ser modificado previamente ou durante o seu desenrolar. Caso seja necessária uma mudança de regra ou ajuste; o profissional deve realizar uma pausa, modificar e reiniciar a atividade.
JOGO
• Há vencedor;
• Há regras pré-determinadas, e geralmente, um árbitro para assegurar que as regras sejam cumpridas;
• Há início, meio e fim;
• Existem objetivos a serem alcançados: a vitória, o maior número de pontos, etc;
• Há uma evolução regular;
• Não se muda as regras de um jogo durante a sua execução;
• Devemos parar a atividade, explicar as novas regras e reiniciar o jogo. Caso ocorram muitas mudanças nas regras, o jogo fica descaracterizado, originando outro jogo, que não o inicial.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Manual para professores inquietos
Random"Ser professor significa ter um compromisso constante com as práticas sociais. E para assegurar esta postura, cabe ao professor trabalhar com metodologias participativas e desafiadoras, estimulando o pensamento crítico dos alunos e formulando hipóte...