Nem sempre temos espaço para poder atividade ao ar livre,temos o dia de chuva isso não desculpa para não podermos fazer atividades que mexa com as crianças,quando entro entro na sala e falou para crianças fazer um círculo com as cadeiras,logo vem frase -Vai ser dança das cadeira? eu respondo -Claroooooooo que não!!!
Um círculo de cadeira com crianças sentada,você vai descobrir que dá para fazer muita coisas. vamos começar com *Salada de Fruta um círculo de cadeiras, uma cadeira para cada integrante. Cada integrante recebe um nome de fruta, apenas duas ou três frutas, dependendo do número de participantes, pois existirão várias pessoas com o mesmo nome de fruta. O professor inicia a brincadeira em pé e fala o nome de uma das frutas. Todos os integrantes que possuem a fruta citada pelo professor devem trocar de cadeira. O professor deve sentar-se em uma das cadeiras, isso resultará em um aluno em pé, que deverá falar o nome de outra fruta e também sentar-se.A brincadeira segue e cada pessoa que ficar em pé, poderá escolher uma ou duas das frutas existentes. Se um integrante falar salada de fruta todos devem trocar de cadeira. Pode ser inserida uma prenda quando o mesmo aluno permanecer duas ou mais vezes em pé.Não precisa ser só fruta,podemos trocar por cores,números,cidades,filmes outras muitas coisas.
Sem mudar as cadeira de lugar podemos jogar *Pulo do gato,todos as crianças sentada na sua cadeira,deixe uma criança de pé no centro do círculo e essa criança tem objetivo de sentar numa cadeira,as crianças que estiver sentada do lado direito tem que ir sentar para cadeira que está vazia ao seu lado,sem deixar a criança que está de pé sente,se ela conseguir sentar a criança do lado direito q deixo ela senta vai para centro.
Continuamos com as cadeira em círculo,vamos jogar
Viúva O professor deverá dividir a turma e duplas, porém um aluno deverá ficar sozinho e será denominado viúva ou viúvo que deverá através de piscar o olho, chamar para si um dos alunos do círculo que estiver sentado. Neste momento o companheiro do aluno chamado deverá segurá-lo impedindo a fuga, se o colega conseguir fugir, deverá sentar-se à frente daquele que piscou (viúvo) e o que ficou sozinho passará a ser o viúvo ou viúva e assim sucessivamente.
Dança da cadeira
Colocam-se cadeiras em círculo, cada participante senta-se, sendo que uma criança é destacada para dirigir o jogo, este deve estar vendado. O dirigente da brincadeira grita: já ! Todos levantam e andam em roda das cadeiras. O dirigente retira uma cadeira. À voz de já! , todos procuram sentar. Quem ficar sem lugar comandará a nova volta. Assim, as cadeiras vão sendo retiradas e o grupo vai diminuindo. Será o vencedor aquele que conseguir sentar na cadeira no último commando. Variante: As cadeiras são dispostas em duas fileiras (de costas uma para a outra). As crianças sentam nas cadeiras e uma fica responsável por ligar e desligar o rádio e também por retirar as cadeiras. Quando o rádio for ligado às crianças circulam pelas cadeiras quando o rádio é desligado as crianças sentam. A cada parada vai sendo retirada uma cadeira. Quem fica sem cadeira cai fora, é considerado vencedor o participante que conseguir sentar na cadeira, na última disputa
Vivo Morto que um brincadeira simples de se fazer,as crianças ficam um do lado do outro em forma de fila. Quando o mestre disser "morto", todos devem se agachar. Quando o mestre disser "Vivo", todos devem se levantar. Quem se atrapalhar com a estratégia do mestre e errar, sai da brincadeira(não tira ele da brincadeira você pode dar 3 chance para um quando termina às chance coloque ele para ajuda você olhar quem errou) .O último que sobreviver com menos erro é o campeão e será o novo mestre.
Porém pode melhorar ela no lugar de ter só vivo e morto você pode colocar avião,a criança tem que abri os braço e fica num pé só,bailarina criança tem que levantar as mãos e fica na ponta do pé o saci que fica num pé só,o furacão tem que gira.Vai muito da criatividade do professor.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Manual para professores inquietos
Casuale"Ser professor significa ter um compromisso constante com as práticas sociais. E para assegurar esta postura, cabe ao professor trabalhar com metodologias participativas e desafiadoras, estimulando o pensamento crítico dos alunos e formulando hipóte...