Nunca fui exemplo de aluno na escola tanto que fui reprovado 3 vezes,mas não era aquele aluno que só pensava em bagunça era bem participativo na escola, fui até do grêmio estudantil da escola,participava da escola da família como voluntário ,no terceiro ano do ensino médio fui reprovado por falta,porém faltava raramente na escola,o problema que sempre estava na sala dos outros,sempre gostei da escola.Desde de moleque odiava trabalho escritos,como maioria dos alunos,apresentação de cartolina na frente da sala ..vendo maioria das pessoas decora e gaguejar na frente da sala,sala aquele mesmo que eles convivia todos dias.
Até que um dia aconteceu uma apresentação de ciencias antiga 5 série,o assunto era atmosfera,porque os aviões voava e era mais pesado que ar?. Eu não era o mais inteligente da sala, montei meu grupo com mais dois colegas,eles foram em casa organizar a apresentação eles levaram cartolina e sulfite e começamos a anotar as coisas importante.Eu sabia do assunto e eles tambem porem se nos fosse fazer igual a todos,nós iamos ficar nervoso, gaguejar,ficar com vergonha essas coisa que sempre acontecia com maioria.
Então mudei os planos..compramos um placa de isopor fizemos avião de isopor, lemos sobre como uma folha papel segura uma copo de água virado de ponta cabeça. No dia apresentação não tinha nada escrito ou colocada na lousa,simplesmente pegamos nossas experiências e falamos sobre elas como fosse a coisa mais natural...a professora adorou..tanto ela mesmo explico mais detalhado sobre a atmosfera,hoje penso se a professora tivesse feito que nos mostras na nossa apresentação prendia nossas atenção do que ela fica só lendo e passando texto,indiretamente estavamos mostrando para ela como deria dar aula. nos anos seguinte fiz um teatro sobre a relação entre Cuba e E.U.A. dessa vez esquecemos de entrega o trabalho..e uma aula montamos o teatro representamos para a professora de Geografia.. ela adoro também,ajudava organizar o interclasse,arrecadando dinheiro e ajudando compra medalha e claro jogava também e último ano do ensino médio foi um filme..não chegamos a terminar ..por que alguém do grupo perdeu a fita,que valeu foi ideia,atitude o modo diferente de tentar fazer as coisas.
Nunca foi de fica parado nesse tempo que estudava deu tempo de fazer curso de eletricista e marcenaria no Instituto ANA ROSA na Francisco Morato,curso de meio ambiente no Instituto SOU DA PAZ E Hotelaria pela prefeitura de Taboão da Serra,ainda tempo tempo de trabalhar no Mc Donalds,isso no tempo de escola.
Depois que acabou o ensino médio,não sabia que fazer da vida, criado em periferia tive todas as oportunidades para ir para lado errado da vida,mas a vida me deu família e oportunidade para poder escolher outros caminhos,e um desse caminho eu estava andando tranquilamente pela rua quando li uma faixa ''CURSO DE RECREAÇÃO ''com ajuda de custo, na ong ESTRELA NOVA ,a primeira vista fui pelo dinheiro mas foi nesse momento que a recreação entro no minha vida.
Nesse curso conhecia um professor que nunca fez uma faculdade para lecionar,ele tinha o dom de ensinar grande mestre Messias,grande espelho para mim,até aquele momento não sabia que eu queria da vida, fiz um ano de curso recreação e lazer todos os dias das 13 às 17 horas,me ajudou demais,me deu muitas ferramentas para poder criar.
Comecei a trabalhar com festa infantil,depois acampamentos e eventos de todos os tipos.
Acabando o curso no ano seguinte,já tinha escolhido meu caminho, entrei na faculdade de educação física,muitas teóricas,mas também muitas aulas práticas ,era o curso perfeito para mim.
Na faculdade tinha um parceiro Ricardo (Zizu)junto não poderíamos deixar passar em branco montarmos o ''RALLYBAN''era uma competição em equipes,que eles teria q corre,salta,passa pela lama,fazer conta,subir em cortar,mais sempre uma ajudado o outro da equipe saímos da rotina da faculdade de sempre ser torneio futebol vôlei e handebol.
Na faculdade eu entrei para um dia poder ser um professor de futebol e trabalhar em academia e poder pagar minha faculdade com dinheiro que ganhava na recreação,os planos na nossa vida muda,adorei as mudanças na minha.
Porque éramos obrigado a estagiar em escolas,muitos não gostava o foco era outras coisas então eles faziam seus estagio só observando e anotando somente porque eram obrigados,as vez nem fazia os estágio.
No começo pensava assim mas, depois descobri que era uma grande oportunidade de saber como funcionavam as escolas,como era da aula escola.Quando somos alunos e uma coisa,quando viramos professor muda muito.
No estágio tive a oportunidade ultilizar que ja tinha vivido na recreação, festas e acampamentos no meio escolar sair da rotina de rolar a bola.
Desde de quando me formei ate hoje ja se foram 10 anos nessa vida de monitor,recreador,palestrante e professor,muitas experiência e muito história para contar.
Vou tentar passar para vocês um pouco das experiências e vivência que já tive nessa vida.
Quando somos novato e começamos a dar aula ficamos com aquele frio na barriga,ansioso imaginando que os alunos vão achar de nós, que eles vão pensar de nós,se vamos conseguir passar nosso conhecimento para eles,como vamos fazer isso,são muitas dúvidas.
Com passar do tempo observamos que não e bicho de sete cabeça e privilégio de poucos que conseguimos passar nosso conhecimento para eles,cada um do seu jeito,do seu modo e seu estilo próprio.
Temos que ter cuidado para não cair na rotina e fica fazendo as mesma coisas todos os dias, entrar,sentar,fazer a chamada,escrever na lousa,ou ditar para os alunos,explicar,manda eles fazerem a lição e ir embora.Isso com passar do tempo acaba fica massante,para os alunos e para os professor.Como professor de educação física parece ser fácil ter uma aula mais dinâmica ,isso não e verdade pois acostumei meus alunos mal'' eles sempre queriam atividades novas e diferente,isso era bom pois para mim virava um desafio de criar novas aulas.
Exemplos são as minhas prova que cheguei a passar para eles,era montar um jogo de quadra e outro de tabuleiro novo quem não existisse ,eles adorava pq eles criaram os seu próprios jogos.Para meus alunos menores eu dava a ideia na aula e falava quem tivesse um pega pega novo poderia ensinar para sala, sempre aparecia um aluno com seu pega pega boliche,pega pega carro,pega pega avião e assim por diante.As ideias estão em todo canto,só sabermos aproveitar.
Antes de começar vou explica que coloquei aqui e leitura de apostila,estudos,pesquisas e vivências e experiências,algumas coisas estão escrita mas para lado acadêmico e outra mas popular.Vamos dar um leve pincelada sobre as faixa etária,o que e brincar a importância do brincar o lúdico e uns coisinhas mais.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Manual para professores inquietos
Acak"Ser professor significa ter um compromisso constante com as práticas sociais. E para assegurar esta postura, cabe ao professor trabalhar com metodologias participativas e desafiadoras, estimulando o pensamento crítico dos alunos e formulando hipóte...