Trabalhamos em muitas escolas nessa vida,algumas tem quadra grandes, outras bem pequenas outras uma sala ou espaço grande como jardim mais em todas jamais pode faltar uma Queimada.
Queimada jogo simples que podemos mudar as regras para podermos melhor ele pois a base dela e divididos em dois times, grandes grupos de crianças com o objetivo de eliminar os adversários com boladas e fugir das tentativas deles de eliminá-lo.
Alerta escolhemos uma criança entrega uma bola para ela,professor escolhe uma tema podem ser filme,cidade,letra,número,o tema que escolhi e cor então cada criança escolhe uma cor e fala bem alto para quem está com bola possa ouvir.A criança que está com bola fala uma cor e joga bola para cima. A criança que teve sua cor chamada deve correr e pegar a bola ,quando pegar tem que gritar "alerta". todas as crianças que não foram chamada têm que fugir,no momento que eles escutar "alerta" Imediatamente, todos devem ficar estátuas. A criança que tiver com bola dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai.(para não tira as crianças da brincadeiras,podemos dizer que toda vez que ela for queimada ou erra o arremesso ela recebe um ponto,quem tiver menos no final ganha ou perde uma vida).
Podemos fazer o Queimada Rei e Rainha, antes de começar o jogo as crianças escolhem um rei e uma rainha não deixando outro time descobri quem seja eles,dois times um time tentando queimar o outro ,se o rei e a rainha for queimado vitória para a outra equipe,não importa quantas já fora queimada se queima só os dois,vitória para outra equipe.
Fazendo as crianças protegem o rei e rainha do seu time.
Não precisa ser só jogo de equipe podem ser individuais como Queimada Ameba uma bola e os jogadores se espalham pela quadra. Quem está com a bola, só podem dar três passos com a bola, tendo o objetivo de queimar os outros; ao ser queimada, a pessoa (ameba) deve sentar no lugar, tendo ainda a chance de levantar novamente, tocando alguém que ainda esteja de pé - gritando "AMEBA" (a pessoa que estava de pé senta-se e a que a tocou, levanta-se) ou pegando uma bola que acabe vindo na sua direção.
Outra variação e Queimada Russa/Senta,jogo individual existe uma bola e os jogadores se espalham pela quadra,Quem está com bola só pode três passos com bola quem ele queima está fora do jogo,porém a pessoa só volta quando a pessoa que queimou ela for queima.
Temos tantas queimadas que podemos trabalhar a imaginação com as crianças como a Queimada Hospitalar jogo individual existe uma bola e os jogadores se espalham pela quadra,quem está com bola só pode dar 3 passos,a onde bola acerta a criança ela deve colocar a mão e fugir com mão em cima de onde foi queima,se a bola acerta a perna ela coloca mão na perna e tem q fugir com a mão nela,se acerta o ombro tem fugir com a outra mão no ombro,se ele for atingido pela terceira vez ela está fora do jogo,último que fica ganha.
Outra queimada Lúdica e a Queimada Animal tem dois ou três caçadores e cada criança vai ser uma animal,os caçadores tem duas bola na mão eles terão que acertar todos as crianças,porém se eles estiverem sem nem uma bolinha na mão as crianças podem pegar eles,mais se os caçadores queimarem todas as crianças,os caçadores ganham o jogo,uma variação desse jogo e que última criança que e animal estiver de pé ela pode salvar as outras tocando a mão na cabeça,quando ela for queima pelos caçador,somente quando outra criança for a última pode salvar novamente,muita bastante a dinâmica do jogo.
Agora vamos misturar as brincadeiras com Queimada ponte divide eles em duas equipes espalham pela quadra,uma equipe tenta queimar a outra,mas quem está com bola não pode andar pode passar ela para companheiros de equipe.Quando alguém do time for queimado ele vira ponte,ser salvo alguém da equipe tem que passar por baixo dele.
Outra Brincadeira que pode ser adaptada e o alerta e vira Queimada stop uma criança fica com bola e escolhe um tema exemplo cores,cada crianças escolhe uma cor a criança que está com bola joga ela para cima e grita uma cor que as crianças escolheram antes,a criança que for a cor ela corre e pega a bola, as outras crianças que não fora escolhida foge,que está com bola tem direito de dar quantos passos ele quiser com bola dentro do tempo que professor determinar
exemplo 15 segundos com a bola e jogar em alguém,a pessoa que for queima perde uma vida,quem queimou amigo escolhe o próximo tema,cores,filme,cidades que ela achar melhor.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Manual para professores inquietos
Random"Ser professor significa ter um compromisso constante com as práticas sociais. E para assegurar esta postura, cabe ao professor trabalhar com metodologias participativas e desafiadoras, estimulando o pensamento crítico dos alunos e formulando hipóte...