Capítulo 9- Prostituição

57 3 0
                                    

No âmbito mesmo psicológico e social da questão, a prostituição é algo doloroso para quem a pratica, porque é a pessoa é levada a comercializar o próprio corpo e tolerar relacionamentos sexuais quando a sexualidade em sua origem é um fator que, harmoniosamente vivenciado conduz a um estado de satisfação psicológica e até mesmo espiritual.

Mas, dai a julgar e condenar as pessoas que se entregam à prostituição vai uma distância muito grande, porque somente cada pessoa pode saber dos porquês que a levaram a tal extremo.

Jesus chegou a dizer aos fariseus (doutores da Lei que se consideravam zeladores da moral e da religião do povo israelita): "As prostitutas chegarão antes de vós no Reino dos Céus".

E é sabido que Jesus não evitava a presença de prostitutas, no que algumas tornaram-se suas seguidoras e transformaram seus processos de vida.

Nosso meio espirita, herdando parte da cultura religiosa antiga, muitas vezes mostra discursos de alguns irmãos que condenam generalizadamente quem se prostitui e quem busca contatos na área.

No passado, quando não havia a liberdade sexual da atualidade, a mesma sociedade que condenava verbalmente a prostituição recorria a ela como forma de salvaguardar fachadas. Era às prostitutas que recorria a grande maioria dos homens solteiros, evitando com isso infringir normas que vedavam por completo a sexualidade para as mulheres que pretendiam casar.

Mas, além disso, havia a prática de homens solteiros que enganavam moças de classes sociais mais baixas, e quando alcançavam o objetivo sexual as abandonavam, no que elas em maioria eram expulsas de casa pelo pai e acabavam na prostituição que era o único refúgio que as aceitavam.

E os homens casados que não tinham liberdade para certas carícias sexuais com suas esposas, porque a falsa moral condenava, e recorriam a prostitutas?

E que depois faziam discursos de condenação?

Quanta hipocrisia em todos os tempos.Mas, ainda no passado (era algo de certa frequência), alguns homens que buscavam prostitutas acabavam gostando delas e isso trazia uma renovação de vida para elas. 

Para ver que Deus não faz distinção de lugares e coisas e o amor pode brotar onde menos se espera. Aliás, há um dito: "Do lodo também nascem lírius".

E em todos os tempos, pensemos, como fica a situação de pessoas que são portadoras de algumas deformações físicas que as impedem ou dificultam muito o encontro de realização afetiva pelos laços do casamento?

 Os seres que eventualmente estão na prostituição não serão para aquelas pessoas um refúgio para o encontro de algum afeto de nível sexual?

 E pessoas muito idosas que são rejeitadas também pela aparência?

Um dia, faz muitos anos, quando terminou a reunião em nossa então casa espirita, um homem cujo corpo resumia-se das coxas para cima e ainda tinha os braços aleijados, acercou-se de mim.Estava em lágrimas e dizia ter necessidade de perguntar-me algo em particular.

 Fomos para um canto da sala. E ele ainda em lágrimas queria saber se era errado ele ter conhecido uma prostituta e com a qual encontrava-se regularmente uma vez por semana. Contou que havia tido uma vida muito difícil no campo afetivo sexual, porque nunca havia notado alguém que se interessasse por ele, e ele jamais havia tido coragem de declarar-se a ninguém, mesmo porque nunca havia ocorrido um clima de simpatia que facilitasse.

E ele apontava para seu corpo e dizia: "Sei que é uma prova e que dificilmente alguém gostaria mesmo de mim". Mas isso não anula meu desejo de estar com alguém. Diversas vezes tentei algum tipo de satisfação com prostitutas, mas mesmo ai vi rejeição à minha pessoa. Até que encontrei uma que me trata muito bem, com muito carinho, e quem nem cobra mais, porque disse que sente algo de especial por mim. Ela diz que não é exatamente amor como para casar, mas que é um sentimento diferente e bom, e que também não é pena.

Finalmente, aquele homem desabafava mais e dizia que mesmo com todos aqueles detalhes, ele ficava em dúvida se era certo o relacionamento, porque não havia perspectivas de casamento, nem dela sair da prostituição. Ao mesmo tempo, afirmava que lhe era muito dificil romper a relação, porque era nele que pela primeira vez na vida havia experimentado o que era ser acariciado por alguém, exceto as carícias de mãe.

Ao final, não eram apenas lágrimas. Era um pranto quase convulsivo.

E alguém imagina que eu pudesse dizer para aquele homem que ele devia romper o relacionamento?

O que fiz foi lembrar a ele que aos olhos de Deus o que prevalece não são as máscaras humanas e sim a busca de bons sentimentos. Até que se despediu com um grande sorriso na face.

Então, tudo é muito relativo.

Penso e sinto que consciente ou inconscientemente sofrem muito as pessoas que se entregam à prostituição.

Mas percebo que a Misericórdia de Deus é tamanha que mesmo nas situações mais complexas pode mostrar-se em qualquer parte e em quaisquer condições, uma das razões pelas quais disse-nos Jesus: "Não julgueis, porque com o mesmo rigor com que julgardes sereis julgados".

 Mas percebo que a Misericórdia de Deus é tamanha que mesmo nas situações mais complexas pode mostrar-se em qualquer parte e em quaisquer condições, uma das razões pelas quais disse-nos Jesus: "Não julgueis, porque com o mesmo rigor com que julgar...

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
Temas EspíritasOnde histórias criam vida. Descubra agora