Certezas ou incertezas

84 3 0
                                    

Ah... como eu queria ter às certezas de antes. Cada dia que passa tenho mais certeza que tenho mais incertezas dessa vida. Engraçado isso, não? Quando estamos entrando na adolescência achamos que sabemos tudo sobre a vida, mas cada ano que passa percebemos que não sabemos quase nada e ficamos com mais incógnitas.

Muitas vezes acabei respondendo meus pais achando que sabia sobre tudo. Ah... como eu estava enganada! No fim eu não sabia de nada e ainda levava uma bronca e ficava de castigo. Mas como dizem: para aprendermos precisamos errar.

- Mas garota, precisa errar tanto?

- Acho que não. Mas eu tinha que errar umas cinco vezes só para ter certeza. É a vida. Quer dizer... a minha vida e os meus erros, vou fazer o quê?

- Pode tentar não errar de novo.

- Se fosse fácil...

Nada nessa minha vida foi fácil. Infelizmente e felizmente. Infelizmente porque cansa, convenhamos. E felizmente porque você amadurece, vê o mundo de outra forma, tira conclusões sobre as coisas ao seu redor e no final de tudo pode falar para o mundo que foi você que batalhou sozinha. Só você e o seu mundo paralelo.

Muitas vezes eu me perguntei se só eu que tinha um mundo paralelo, se só eu que guardava os sentimentos. Descobrir que não. Isso eu tenho certeza! Conheço muitas pessoas que guardam os sentimentos dentro de uma caixinha que é guardarda em outra caixa trancada a dez chaves com senha e tudo! Pois é meu amigo não são todos que gostam de expressar o que sentem.

Muitas vezes eu confundi "expressar o que sente" com "dar a sua opinião". Os dois são completamente diferentes. Quando você expressa o que sente você não está dando uma opinião sobre algo, e sim falando o que o coração está sentindo. Mas quando você expressa sua opinião você está se referindo à algo. Por exemplo: "Aquele livro é ótimo, mas poderia ter mais capítulos". É meio confuso, eu sei disso, eu demorei anos para conseguir diferenciar os dois. Eles parecem ser iguais, mas no fim das contas você descobre que não é.

- Mas por que tem pessoas que não gostam de expressar o que sentem?

- Talvez seja medo.

- Medo? Medo do quê?

- Medo de não ser compreendido. De ser julgado.

Já fiquei muitas madrugadas acordada com meu fone, meu caderno e meus sentimentos. Transforma eles em forma de poesia... de contos... de crônicas... E no fim eu me aliviava.

Como agora por exemplo: é madrugada e eu estou ouvindo música no último volume e escrevendo para me expressar de alguma forma.

E ultimamente eu estou cheia de dúvidas, estou tentando achar as respostas e posso dizer uma coisa: não é nada fácil acha-las. Está complicado, mas sei que vou conseguir. E sei que você também vai, basta querer.

Apenas PensamentosOnde histórias criam vida. Descubra agora