Eu tenho um cofre

114 0 0
                                    



Isso não estava escrito em lugar algum, a não ser que alguém tivesse escrito de um discurso que ouviu de um dos antigos pioneiros monoculanos. Mas o conceito evoluiu e se tornou consenso geral, depois da guerra, que era extremamente inadequado possuir uma caixa de aço em casa. Não qualquer caixa de aço, mas especificamente aquelas que se guardam coisas dentro e apenas se abrem com chaves ou senhas. Muito antes da guerra chamavam esse tipo de caixa de aço de cofre. Mas essa palavra agora é esquecida. Esse objeto já não existe. Como com o telefone, só que ao contrário - que antes de ter sido inventado, essa palavra não faria sentido, porque o aparelho não existia, nem seu conceito, nem sua ideia. O cofre, por ter sido desusado e eliminado dos lares e bancos, por terem suas fábricas falido ou mudado de linha de produção; por até mesmo sua ideia trazer à mente da população em geral uma sensação de mal estar e desconfiança, a palavra foi sendo evitada e esquecida. Décadas se passaram para que as novas edições dos pequenos dicionários já nem trouxessem o verbete, e mais algumas décadas para ter sido desistida pelos grandes. E já faz um século que surgiram os monoculanos.

São uns loucos que se acham os mais sábios e sensatos do planeta. Andam por aí com seu olho só, exibindo a pele repuxada sobre o oco do vazio da órbita direita. Eles sabem que são o povo escolhido para governar o globo. O atual presidente da Terra Unida é um monoculano, de fato. O que é usado pelos sectários como argumento de evidência que eles estão certos. Eles tem a Normas de Ser, são 18 regras simples e claras que todo monoculano sabe desde criança que lhes determina como devem agir, pensar e se comportar. Mas essas regras indicam mais umas dezenas, e essas mais umas centenas, e para praticar essas, mais uma biblioteca de livros de regras para que saibam como fazer de modo exato e perfeito. Uma regra é que eles tem que enuclear o olho direito. Essa prática tem suas raízes no antigo Egito, e dizem que mesmo lá, foi um monoculano quem a introduziu. Dizem que foi a solução para a grande guerra. Que todos deveriam ver as coisas de modo igual, com um só pensamento, então teriam todos o mesmo interesse e o mesmo coração. Daí, se extirpa o olho direito, que é a interpretação correta do que Jesus Cristo ensinou:

"Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros, do que todo o teu corpo seja lançado no inferno".

E ensinam que o olho esquerdo assim, único, não é perturbado pelas visões do olho direito, e deste modo, faz o elo puro entre a mente e o coração.

Eu mesmo escrevo essa carta, para você que lê, com meu olho esquerdo, apenas. Eu era um monoculano. Eu era, mas saí da corporação. Eu nasci monoculano. De pais monoculanos. Eu e meus irmãos fomos criados nos costumes mais ortodoxos do monoculanismo. Nossa família era retratada com exemplo e orgulho, uma prova de como faz bem manter uma família dentro do monoculanismo. Mas saí. Descobri coisas sobre o monoculanismo que evidenciam que a corporação, suas normas, seus preceitos, e tudo o mais, não são reais; ao menos, não são como nos fazem acreditar ser. Descobri que não existe um elo entre o coração o olho esquerdo e a mente. Que os descobridores das 18 Normas de Ser tiveram uma história completamente diferente da que se ensina. Os fatos novos levam a um entendimento completamente diferente do qual é feito abraçar. Encontrei documentos, registros... Estudei eles. Verifiquei a autenticidade. A realidade é completamente diferente do que eles nos doutrinam. As coisas que eles dizem ser mentiras anti-monoculânicas (e todos somos treinados e evitar qualquer discussão nesses termos), são em sua maior parte, informações verídicas. O interessante é que a informação sequer é difícil de verificar nem de acessar. O que precisa é ter coragem de iniciar a investigação. Ora, para um monoculano, somente por pensar em investigar a legitimidade do monoculanismo, é um ato vil e traiçoeiro. Um comportamento que só faz prejudicar a Causa. Afinal, o monoculanismo já tem muitos perseguidores. Nunca imaginei que os perseguidores são, de fato, pessoas normais que tentam mostrar à pessoa engajada no monoculanismo as abundantes evidências de quão fraudulento é o seu sistema. Mas nenhum monoculano lhes dá atenção, porque é corrupto aquele que tem os dois olhos...

Contos d'Outros MundosOnde histórias criam vida. Descubra agora