1. Introdução

632 3 0
                                    

*** Este livro foi escrito em 2007 *** Em junho de 2018 foi disponibilizado aqui***

De onde provém a riqueza das nações? Com esta pergunta simples, Adam Smith revolucionou o pensamento econômico. Mudando drasticamente o foco do debate econômico da produção agrícola ou de superávits comerciais para a questão do trabalho e da produção. Para Smith, a riqueza de uma nação provém de sua capacidade produtiva e não de superávits comerciais.

Passados três séculos da pergunta original de Smith, a questão permanece sem resposta. Economistas têm se debatido sobre essa questão com afinco, mas uma resposta definitiva parece não estar próxima. O que pode se verificar com um razoável grau de certeza são as principaís variáveis comumente associadas ao crescimento econômico: educação, empreendedorismo, infra-estrutura, instituições estáveis, taxa de inflação, abundancia de riquezas naturais, abertura econômica, corrupção, poupança interna e estrutura tributaria estão entre as explicações mais freqüentes.

Nesse livro iremos fazer um apanhado das principaís variáveis macro e microeconômicas de uma amostra de 61 países, a partir daí tentaremos apontar para os países com mais probabilidade de sucesso econômico nos próximos anos. Esse livro pode ser usado então por uma gama muito ampla de profissionais: 1) empresários em busca de oportunidades de negócio ao redor do mundo; 2) formuladores de políticas públicas interessados em maneiras de promover o crescimento econômico; 3) jornalistas econômicos e comentaristas internacionais em busca de subsídios para suas matérias; 4) estudantes de economia e áreas afins que buscam um maior conhecimento sobre o processo de crescimento econômico; 5) acadêmicos e pesquisadores que estudam teorias de crescimento econômico; 6) partidos políticos que buscam aprimorar seus programas de governo; e 7) pessoas comuns, interessadas apenas em entender sobre maneiras de se promover o crescimento de uma nação.

O próximo capitulo explica o motivo da seleção dos 61 países e faz um apanhado das variáveis que serão usadas neste livro.



Fatores Determinantes da Riqueza de uma Nação (2007)Onde histórias criam vida. Descubra agora