Globalização é uma idéia que procura salientar o grau de exposição de uma sociedade em relação ao resto do mundo. Dessa maneira, um aumento da globalização num país significa apenas um aumento na taxa de trocas deste país com o resto do mundo. Assim, dizer que a economia do país A é mais globalizada que a do país B significa dizer que o país A realiza proporcionalmente mais trocas com o resto do mundo do que o país B.
Globalização não é um fato novo. Por exemplo, durante o Império Romano a cidade de Roma era extremamente globalizada, uma vez que afluíam produtos de toda parte do mundo para a capital romana. De maneira semelhante, a "cidade eterna" também exportava sua influência para outras partes do mundo. Contudo, a evolução da globalização não é linear numa sociedade. Com o passar do tempo podemos ver sociedades antes globalizadas se transformado em sociedades com pouca abertura ao resto do mundo, e vice-versa. Guerras, por exemplo, costumam diminuir o grau de globalização numa economia. Tomando a Europa como exemplo, vemos que o grau de globalização em 1910 era muito superior ao de 1970.
Atualmente existe grande alarde com o fenômeno da globalização, mas como vimos esse não é um fenômeno novo e muito menos irreversível. A novidade nos dia de hoje é a tentativa de conectar a globalização com a pobreza no mundo. Muitas pessoas atribuem o aumento da pobreza no mundo em virtude do aumento da globalização. Para tais pessoas a globalização implica numa redução dos empregos disponíveis no país, gerando um conseqüente aumento no grau de exploração do trabalhador e um crescimento da pobreza.
Por que a globalização pode aumentar a pobreza no mundo? As pessoas contrárias a globalização argumentam da seguinte maneira: quando um país aumenta sua interação com o resto do mundo, algumas empresas que antes atuavam no país passam a atuar fora dele em busca de maiores lucros, tal movimento tende a beneficiar os ricos e empobrecer os pobres. Por exemplo, vamos assumir que o salário de um trabalhador chinês é menor do que o salário de um trabalhador brasileiro. Suponha também que a China possua outras vantagens que não podem ser cobertas pelo Brasil. Desse modo, algumas empresas brasileiras irão optar por transferir sua produção do Brasil para a China. A conseqüência disso é uma redução no nível de emprego no Brasil e um crescimento no nível de emprego na China. Além disso, como o trabalhador chinês recebe um salário menor, temos que os salários recebidos pelos trabalhadores como um todo cai e a taxa de lucro dos empresários aumenta. Em resumo, a globalização aumenta a riqueza dos empresários e diminui a riqueza dos trabalhadores.
Outro argumento usado pelas pessoas que são contrárias a globalização é o seguinte: a globalização expõe o pequeno empresário nacional à concorrência com as grandes empresas multinacionais. Como as grandes empresas multinacionais possuem melhor acesso a condições de compra e venda de mercadorias elas expulsam os pequenos produtores do mercado. Em resumo, com um aumento da globalização, as grandes empresas multinacionais aumentam seus lucros e os pequenos empresários nacionais perdem seus negócios. Conseqüentemente, todos os empregados da empresa nacional acabam por perder seus empregos.
Nos parágrafos acima estão descritos os dois principais argumentos usados pelas pessoas contrárias a globalização. Apesar de interessantes, tais argumentos possuem algumas falhas. Primeiro, quando o lucro dos empresários aumenta estes tendem a investir mais, esse movimento aumenta a produção e, conseqüentemente, o nível de emprego. Assim, quando o empresário brasileiro se move para a China em busca de maiores lucros, ele também realiza novos investimentos que, aumentando a produção, aumentam o nível de emprego. Dessa maneira, muitas pessoas que antes estavam desempregadas passam agora a ter emprego.
Segundo, tendo acesso a insumos mais baratos os empresários podem também baixar o preço de suas mercadorias, o que beneficia também os setores pobres da sociedade. Por exemplo, com o aumento da globalização os empresários podem importar comida ou roupas a preços mais baixos, e a população pobre se beneficia dessa redução no preço. Dessa maneira, a globalização estaria ajudando os pobres e não o contrário. Terceiro, da mesma maneira que algumas companhias se transferem do Brasil para a China, outras empresas podem mudar de outros locais do mundo para o Brasil, o que aumentaria o nível de emprego no Brasil. Ou seja, a globalização muda o perfil das empresas que operam no país, mas não necessariamente reduz o nível de emprego. Pelo contrário, o nível de emprego irá necessariamente aumentar em algumas partes do mundo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Fatores Determinantes da Riqueza de uma Nação (2007)
Kurgu Olmayan*** Este livro foi escrito em 2007 *** Em junho de 2018 foi disponibilizado aqui*** Por que alguns países são tão ricos enquanto outros são tão pobres? Economistas, filósofos, cientistas e políticos têm se debatido sobre essa questão com afinco, mas...