A nova professora

186 16 1
                                    


O fim de semana correra. Jean, em seu silêncio, torcia por ver Maria Luísa ao menos de longe, porém, sua imagem tornara-se algo raro por aqueles dias. E, com receio de perguntar, ficou martelando sozinho sobre como ela estaria. Mas, o que não esperava era que, naquela manhã de segunda, a diretora da escola surgisse à porta da sala de aula.

— Bom dia! — cumprimentou. — Turma, o que tenho a anunciar a vocês hoje é que a professora Marlene não permanecerá mais conosco. Devido à idade, chegou a hora de sua aposentadoria. E sei que ela era uma mulher querida entre todos, e que faltam apenas dois meses para encerrarmos o ano, mas, quero que conheçam a nova professora.

Ela mirou a porta e acenou em positivo, como um breve convite.

A imagem que adentrou a sala quase fez Jean cair. O homem sentado ao canto, no fundo da sala, estava admirando uma Maria Luísa de postura extremamente ereta e olhar rígido, a desejar bom dia a todos, seriamente.

— Gente, esta é a professora Maria Luísa, que irá lecionar geografia como substituta da professora Marlene. Peço que façam ela se sentir bem-vinda! — pediu. — Você gostaria de dizer algo antes de começar? — inquiriu para Luísa.

Maria Luísa gostava daquela tática inicial com suas turmas, aonde chegava, com aquele ar duro e amainava depois, apenas para divertir a todos. Então, assentiu continuando sua brincadeira.

— Sim! — exclamou em tom severo, soltando os livros sobre a mesa a caminhar em frente à lousa. — Como já foi dito, sou a professora Maria Luísa, e ficarei com vocês por este fim de semestre. Gostaria de dizer que gosto de trabalhar com compromisso e responsabilidade e que quero extrair o máximo e o melhor de cada um aqui... — Naquele instante mirou os rostos dos jovens e adolescentes e encontrou a face adulta de Jean, o qual não esperava ali. Quis titubear e tropeçar nas palavras, mas continuou; — Trago comigo metodologias de trabalho que aprendi ao longo de minha graduação e pós-graduação, e espero que todos tenham o desejo de colher grandes frutos em parceria comigo. No mais, peço que fique em sala somente aquele que realmente quiser. Conversas paralelas e mau comportamento não serão tolerados. Ademais, será um prazer trabalhar com vocês — encerrou a assentir para a diretora, na esperança de que ela saísse logo da sala.

Satisfeita com o discurso de Maria Luísa, a diretora enfim partiu, sendo acompanhada até a porta pela nova professora. Quando a mulher saiu, Luísa fechou a porta e recostou o ouvido na mesma, à espreita dos passos que distanciavam ela da mulher que a apresentara. Então, pôde respirar fundo e olhou para os alunos em tom de brincadeira;

— Ufa! — desfez a postura ereta em excesso — Graças a Deus. Posso enfim respirar direito e soltar a barriga. — Fez um gesto em volta da barriga como se ela fosse enorme. Todos sorriram. — Bem, gente, peço desculpas se os assustei. Esqueçam aquele texto todo que é planejado para impressionar meus superiores. Não quero ninguém com medo, ok? — Mais uma vez todos riram.

Ela pegou Jean a encarando e como todos os outros, sorrindo. Aquele sorriso lindo do qual ela lembrava e que contrastava tão bem com a pele queimada do sol, marca do homem trabalhador que era. Quando notou que fora pego, Jean mudou o olhar e suspendeu o sorriso.

Surpresa! Estava imensamente surpresa. Não sabia que ele havia voltado a estudar. E aquilo fez com que o admirasse ainda mais.

— E, para início, gostaria de conhecer um pouco sobre cada um aqui.

Eles se prestaram a apresentar-se a ela até que chegou a vez de Jean e um dos garotos da turma tomou a frente em zombaria.

— Professora, aquele ali é nosso dinossauro de estimação. — Fez os outros rirem. — Ele é tipo, jurássico. Mas tem nome.

Prometidos - Série Promessas Livro 1Onde histórias criam vida. Descubra agora