- mãe não se preocupe, vou dar conta do trabalho, sabe bem como sou organizada. "Digo para minha mãe que está preocupada por eu ter conseguido emprego como faxineira no apartamento de um homem extremamente rico, e não é só um apartamento, é o maior que já vi na vida, antes de ontem fui para a entrevista com a governanta e por obra de Deus eu fui escolhida, gostei muito de Mary, parece ser uma pessoa boa e não tem mais idade para fazer certos trabalhos. "
- Eu sei que é meu amor, mas pelo que disse é enorme, e como você vai dar conta de um lugar desse e estudar e ajudar aqui em casa e com seu pai?
- Do mesmo jeito que a senhora vai " digo dando um beijo em sua bochecha e indo até o quarto me despedir do meu pai, começo hoje e não posso me atrasar, o caminho é longo e não posso fazer feio logo no primeiro dia. "
- Oi pai, como está hoje? "pergunto mas meu pai só me olha triste com lágrimas nos olhos, sei o que ele está pensando e não quero que pense assim" Pai não pense nisso por favor, logo o senhor vai conseguir encontrar algo que vai poder fazer, o senhor sempre nos ensinou que não se deve desistir das lutas até vencer a guerra lembra "ele dá um meio sorriso e isso já me deixa mais tranquila, meu pai é um guerreiro ".
Saio de casa as 06:30hs e corro para a parada de ônibus, consigo chegar faltando 10 minutos para as 08:00hs e me sinto aliviada, tenho a entrada liberada por seu José o porteiro e vou logo para o elevador de serviço, fui avisada que empregados não podem de maneira nenhuma usar o social, acho isso um absurdo mas não posso fazer nada".
- Bom dia Mary, como vai " cumprimento assim que ela abre a porta e passo por ela"
- Bom dia Laura, tudo bem e você? Como está seu pai? "Pergunta é fico emocionada pelo carinho de perguntar pelo meu pai"
- Está se conformando aos poucos e tenho fé que logo irá dar a volta por cima, acredito que tudo se transforma. "Digo e ela acena com um sorriso, me convida para tomar café e depois me passa as tarefas do dia. Minha tarefa se resume a faxinar o apartamento todo, todos os dias sem falta, pois o patrão é muito exigente, gosta de tudo impecável, e Mary disse que eu não gostaria nem um pouco de vê - lo irritado.
Passo a manhã toda varrendo e tirando pó e reorganizando o que já está impecável, só mora uma pessoa aqui e pelo jeito é organizado, mas fazer o que? Pelo menos assim eu tenho um emprego com um bom salário e registro em carteira, e o salário é bom mesmo mais alguns benefícios."
- Laura, termine e venha para a cozinha, o patrão está chegando e pela voz no telefone está bravo, não quero que aconteça nada logo no seu primeiro dia. " Mary diz e fico assustada com o que diz e começo a arrumar de volta as coisas no escritório e saio rápido de lá, é o tempo exato de entrar e ouvir a porta da entrada sendo batida com um pouco de força e me assusto mais, pouco tempo depois ouvimos o nome de Mary ser chamado com um grito raivoso e congelo no lugar quando um homem alto, forte de cabelos castanhos claros quase loiros passa pela porta da cozinha com olhos verdes escuros pela raiva e começa a gritar querendo saber onde foi parar a pasta com alguns contratos que estava na mesa do escritório, arregalei meus olhos em desespero pois eu tinha acabado de limpar lá e provavelmente eu que tirei a pasta do lugar e não coloquei de volta exatamente como Mary pediu e isso pode custar meu trabalho visto o jeito que o patrão está."
- Quero saber quem foi a imbecil que você contratou e que mexeu nas minhas coisas? " olhou para os lados procurando por mim e quando me viu seus olhos mudaram de cor, tornou - se por alguns segundos quentes mas não de raiva, algo que não pude definir. Então balançou a cabeça e voltou a ser como antes e com arrogância perguntou onde eu tinha colocado a tal pasta "
- Onde é que você enfiou minha pasta com documentos importantes sua tonta? Não foi explicado pra você que não deve nunca tirar nada de seu lugar? NUNCA? "gritou comigo e fiquei sem nenhuma reação por segundos, quando comecei a falar algo comecei a gaguejar e tudo piorou"
- Des - Desculpas sen- senhor eu..." não pude continuar pois foi aí que ele se irritou mais."
- Além de tonta, não saber fazer nada direito e ainda é gaga, onde foi que você achou isso Mary ? Será que eu terei que fazer as entrevistas para ver quem vai arrumar minha casa direito? "Falou espumando de raiva e pegou em meu braço e começou a me puxar para fora da cozinha em direção ao escritório, abriu a porta brutamente e me empurrou para dento me dizendo para achar a bendita pasta, e nesses momentos o desespero nos deixa cegos então procuro e não acho"
- Acho bom você encontrar logo ou pode se considerar desempregada!" grita e isso me angustia pois preciso demais desse trabalho, então paro e respiro fundo para me acalmar e tentar lembrar onde coloquei, então refiz o caminho todo e achei a pasta caída no chão atrás da cortina, pego e estendo à ele com as mãos tremendo, e as pernas ficam bambas quando ele se aproxima devagar me encarando nos olhos, não consigo manter contato por ser muito intenso, nunca vi ninguém me olhar dessa maneira e isso aqueceu meu corpo todo em milésimos de segundo, um arrepio subiu pela minha espinha quando ele enfim parou na minha frente, pude sentir seu cheiro, suor e perfume amadeirado, isso me deixou inquieta, nunca senti um cheiro tão bom. Ele pega a pasta de minhas mãos e vira bruscamente indo em direção à porta, mas antes de sair vira- se e me diz"
- Nunca mais tire nada do lugar, se não sabe limpar e devolver como estava não merece trabalhar para mim, não tolero burrices! " saiu deixando a porta aberta e meu coração com a sensação de ter sido pisoteado, nunca me trataram dessa maneira, minha mãe a vida toda foi faxineira e nunca ouvi ela dizer que foi humilhada de maneira nenhuma, sempre chegava esgotada pelo cansaço, mas nunca sem um sorriso, isso que aconteceu me tirou a vontade de sorrir pelo resto do dia, como pode um homem lindo daquele ser tão feio por dentro? Que Deus me ajude a suportar pois não posso perder o emprego mesmo sendo tratada assim, foi a única coisa que encontrei para fazer, trabalho está muito difícil de achar, principalmente sem ter qualificação, então serei obrigada por enquanto a aceitar, depois fiquei pensando e decidi que tenho pena dele, não deve saber o que é ter carinho e respeito, pois a gente dá o que tem e se ele não recebeu isso então paciência. Volto dos meus pensamentos com Mary me chamando, acho que fiquei muito tempo imóvel, ela está preocupada comigo e isso me deixa triste porque não deve passar por coisas assim "
- Você está bem querida? Sinto muito que Jonas tenha dito tantas ofensas, ele é assim, sempre foi, desde pequeno foi criado para ter tudo o que quisesse num estalar de dedos, seus pais sempre o mimaram com presentes para compensar a ausência por causa de trabalho, festas e viagens de negócios, Jonas é o mais velho e teve essa educação, seus irmãos mais novos, Cristiano e Jessica são diferentes, eles passavam a maior parte do tempo com a avó, mãe de seu pai e ela os criou de maneira diferente, Jonas já estava estragado, não tinha mais concerto e com o tempo piorou!"disse e fiquei pensando em como ela aguentou tanto tempo? Porque? Não é qualquer um que suporta humilhação diária gratuitamente."
- Mary , tudo bem, não se preocupe comigo, tenho certeza que foi só um mau dia, amanhã será diferente.!
-Tomara querida, tomara!"
-Mary, posso fazer uma pergunta? " resolvi perguntar porque ela trabalha a tanto tempo pra ele se podia arrumar outro melhor, ela acena um sim e pergunto" Por que você trabalha a tanto tempo para eles se podia arrumar um trabalho que te desse o devido valor? " ela suspira e responde"
- É uma longa história, talvez um dia te conte, mas agora vamos almoçar e voltar ao trabalho, não queremos passar por mais nada hoje não é mesmo? " me diz sorrindo e saímos do escritório e fomos almoçar, o dia ocorreu tranquilo e fiz tudo o que me foi passado, no fim do dia me despeço de Mary e vou para casa com a sensação de estar carregando uma tonelada nas costas, o primeiro dia foi intenso, chego em casa quase duas horas depois, minha mãe está cuidando da janta e meu pai dormindo por causa dos efeitos dos remédios fortes, dou um beijo em cada um, tomo um banho rápido e vou correndo pra faculdade, não posso deixar o cansaço me derrubar, preciso melhorar de vida para dar o melhor pra minha família. E com esse pensamento enfio a cara nos livros e a noite passa e termina mais um dia.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Metamorfose
Short StoryLaura Sullivan foi criada pelos pais com muito amor e senso de responsabilidade, apesar de serem pobres o que nunca faltou em seu lar foi amor, ela aprendeu desde cedo a ser uma boa pessoa, com o coração maior que o mundo, mas as coisas mudam sempre...