→Primeira aparição: Detective Comics #27 (Maio de 1939).
→Criado por: Bob Kane e Bill Finger.
→Nome Completo: Bruce Wayne.
→Espécie: Humano.
→Sobre o personagem: Quando criança, o pequeno Bruce Wayne assistiu quando seus pais foram assassinados por um criminoso durante um assalto na cidade de Gotham City. O jovem decidiu que traria justiça a Gotham a qualquer preço e, assim que tornou-se adulto, viajou por todo o mundo para aprender técnicas de combate corporal e criminologia, com a intenção de tornar-se o maior detetive e combatente do crime de todo o mundo. Quando voltou a Gotham City, ainda indeciso sobre que rumo deveria seguir para realizar seu intento, Bruce presenciou um morcego que atravessou sua janela em uma fatídica noite. Decidiu que aquilo era um sinal: agora, ele se transformaria em um morcego, usando um uniforme que traria o medo e o terror ao coração dos criminosos. Com a fortuna de sua família e o auxílio de poucos, mas fieis aliados, Batman usa os mais avançados recursos e equipamentos para enfrentar terrívelis inimigos em sua cidade, e em todo o planeta.
→Poderes e habilidades: Batman não tem superpoderes. Em sua luta contra o crime, ele utiliza uma enorme coleção de equipamentos avançados, veículos extraordinários, seu cérebro privilegiado e técnicas de combate corpo-a-corpo. É considerado o homem mais perigoso do mundo e, provavelmente, seria capaz de vencer mesmo oponentes poderosíssimos – entre eles, seus aliados na Liga da Justiça, como Superman e Mulher-Maravilha.
Curiosidades:
• Em 1939, a pedido da editora de quadrinhos “National Periodical Publications” Robert Kane, teve a ideia que criar um personagem que usava uma máscara bem parecida com a do Zorro e tinha um uniforme vermelho, com um simbólico nome de Batman, porem graças ao cartunista Bill Finger, que sugeriu que Kane fizesse algumas mudanças: a máscara foi substituída por um capuz com orelhas pontiagudas e o uniforme passou a ser azul e cinza. Veja a foto da primeira Comic do Homem-Morcego.
• Se o nome de Gotham saiu de uma lista telefônica, o nome Bruce Wayne tem uma origem mais simbólica. Na realidade existe um fato bem interessante relacionado com a origem deste icônico nome. O primeiro nome “Bruce” foi baseado no Rei Bruce da Escócia, já o último foi inspirado em Anthony Wayne, um herói da revolução norte-americana.
• Bem diferente do que vimos no filme Batman Vs. Superman de 2016, o cavaleiro das trevas nunca usa armas de fogo (exceto nas primeiras edições de suas HQs). Tal comportamento seria resultado do trauma de infância, quando seus pais foram mortos. Nas primeiras histórias, no entanto, o herói utiliza esse tipo de arma diversas vezes. O cinto de utilidades contém ampla gama de dispositivos, tais como lasers, cápsulas de gás, e bat-rangs bem afiados, bombas de gás, e bat-corda que aguenta mais de 150 kg. A capa que Batman usa pode ajuda-lo a planar por algum tempo. Na Era de Prata dos Quadrinhos, ele parecia ter um dispositivo para cada tipo de situação. Sua máscara assim como seu traje são à prova de balas de baixo calibre, feitos de um material bem resistente chamado Kevlar.
• A Batcaverna só apareceu em 1948. Antes disso, Batman tinha um hangar secreto para guardar seu avião e um celeiro abandonado que se conectava a sua casa por meio de uma passagem secreta.
• O Homem-Morcego é o personagem dos quadrinhos que possui o maior arsenal de todos os tempos.
❝Ou você morre como um herói, ou vive o bastante para se tornar um vilão❞. — Batman: O cavaleiro das trevas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
DC COMICS
General Fiction❝ origens, poderes e curiosidades sobre os personagens da editora detective comics, ou dc ❞. © 2018