→Primeira aparição: Action Comics #1 (Junho de 1938).
→Criado por: Jerry Siegel and Joe Shuste.
→Nome completo: Clark Kent/Kal-El.
→Espécie: kryptoniano/Alienígena.
→Sobre o personagem: Quando o cientista Jor-El descobriu que seu planeta, Krypton, seria destruído, resolveu enviar à Terra seu filho, Kal-El, para que este fosse salvo do desastre. A nave que trouxe o menino a nosso mundo foi encontrada por um casal da cidade de Smallville, no Kansas, Jonathan e Martha Kent, que resolveram criar o menino como seu filho. O menino foi batizado como Clark Kent e logo ficou claro que era dono de incríveis poderes. Seus pais adotivos o instruíram a esconder esses poderes, embora Clark os usasse eventualmente para evitar catástrofes e salvar inocentes. Quando tornou-se adulto, Clark decidiu tornar-se jornalista e mudou para a cidade de Metrópolis. Lá, conseguiu emprego como repórter do Planeta Diário, o maior jornal local. Mas quando a cidade e o mundo são ameaçados, Clark veste seu uniforme azul e vermelho e parte para o resgate, usando seus incríveis poderes. Sua única fraqueza é a kryptonita, restos radioativos de seu planeta natal, que podem eliminar seus poderes temporariamente ou causar outros efeitos adversos, como alteração de personalidade.
→ Poderes e habilidades: Superman tem diversos poderes sobre-humanos: pode voar, tem força descomunal, super velocidade, visão de raio-x, visão de calor, super sopro, super-audição, invunerabilidade e regeneração.
Curiosidades:
• O primeiro Super Herói a aparecer em uma revista em quadrinhos foi o The Clock, em 1936 em uma revista da editora Quality. Mas foi dois anos mais tarde, em 1938, com a criação do Superman que o termo "superhero" começou a ser usado, derivado do nome do personagem. Veja a capa da Comics com a primeira aparição do Homem de Aço:
• Superman originalmente era um vilão e era careca… Jerry Siegel e Joe Schuster, criadores do “Super”, lançaram o personagem em 1933 no quadrinho “The Reign of the Super-Man” como um vilão careca, com desejos de dominar o mundo e com o poder de controlar a mente das pessoas. Felizmente, a história não foi popular e o personagem foi repensado mais tarde como um super-herói. talvez essa ideia do vilão careca tenha servido de inspiração para o seu arqui-inimigo, Lex Luthor.
• Você certamente sabe que a fraqueza do Superman é a kryptonita, mas já se perguntou de onde vem o poder dele? Assim como acontece com as plantas, o herói obtêm energia da luz solar. As suas células possuem capacidade de absorver e metabolizar energia solar das estrelas, de estrelas como o sol. Quando mais energia ele absorve, mais força tem. Além disso, as suas células também são capazes de armazenar energia para quando ele ficar muito tempo sem contato com o sol.
• Muita gente pensa que a letra "S" em seu peito é apenas a inicial do nome "Superman". No entanto, no filme Man of Steel de 2013, quando Lois Lane pergunta o significado do "S", o Homem de Aço responde que aquilo não é uma letra, mas um símbolo kryptoniano que significa esperança.
• Metrópolis, a cidade "fictícia" que aparece nos quadrinhos e filmes do Homem de aço existe mesmo, só que não é tão grande quanto é retratada nos quadrinhos. Adivinhe quem é a principal celebridade da cidade? Claro, é o Superman, na entrada da cidade existe até um outdoor escrito: “Metrópolis, a casa do Superman”.
❝Você não é apenas qualquer um. Um dia você terá de fazer uma escolha❞. — Man of Steel.
———————— ✹ ————————
Caso tenham dúvidas sobre action comics e detective comics, vou deixar esse vídeo aqui, onde se é bem explicado como os heróis da DC surgiram e como foram modificados ao longo dos anos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
DC COMICS
Fiction générale❝ origens, poderes e curiosidades sobre os personagens da editora detective comics, ou dc ❞. © 2018