→Primeira aparição: Showcase #4 (Outubro de 1956).
→Criado por: John Broome, Carmine Infantino e Bob Kanigher.
→Nome completo: Bartholomew Henry Allen.
→Espécie: Meta-Humano.
→Sobre o personagem: Quando Barry tinha apenas 11 anos de idade, a sua mãe foi assassinada e o seu pai foi injustamente dado como culpado pelo crime. Foi a partir deste momento que o pequeno Barry decidiu se focar em apenas um objetivo: arranjar uma maneira de provar a inocência do seu pai. Ele acabou por se formar em ciência forense, conseguindo um trabalho na Policia de Central City, onde começou a desempenhar suas funções de cientista. Allen tinha o terrível hábito de chegar atrasado e por isso fazia sempre horas extras para compensar o seu descuido com os horários. Numa dessas noites em que ele se encontrava ainda a trabalhar no laboratório, Barry estava rodeado de químicos quando um relâmpago entrou pela janela do laboratório e o atingiu diretamente. Curiosamente
Allen se levantou imediatamente, não apresentando nenhum tipo de lesão. No entanto, os dias seguintes revelaram que o acidente havia mudado o seu corpo para sempre. Barry reparou que tudo o que estava à sua volta tinha ficado super lento... Mas na realidade o que tinha acontecido era que ele estava se movendo a uma velocidade extremamente alta. Ele tinha acabado de ganhar super-velocidade!→ Poderes e habilidades: Com o passar do tempo Barry foi fazendo vários experimentos com os seus super-poderes. Ele descobriu que não tinha apenas super-velocidade, mas que também conseguia vibrar as suas moléculas de forma a se tornar invisível ao olho humano. Outros poderes foram se manifestando, como o seu raciocínio super rápido e intelecto de nível gênio, assim como a capacidade de viajar no tempo e entre dimensões. Além disso, Allen tem super-durabilidade, sentindos aprimorados, fator de cura, pode absorver energia e seu envelhecimento é lento.
Curiosidades:
• Existe mais de um Flash... Existem quatro personagens com o título. O original era Jay Garrick, um estudante universitário que inalou gases de experimentos químicos e tornou-se a encarnação viva da velocidade do deus Mercúrio. Cinco anos depois, a DC Comics introduziu o Flash mais icônico, Barry Allen. Barry abandonou o visual de capacete de Garrick para o traje de corpo inteiro. O terceiro Flash, Wally West, foi originalmente introduzido como ajudante de Allen. West também foi atingido por relâmpagos e química, resultando em super-velocidade. E por último, Bart Allen, neto de Barry. Ele é o Kid Flash.
• Flash possuí o Soco de Massa Infinita, se trata do uso criativo da velocidade do mesmo, o qual resultou no soco mais poderoso de todos. Este é o nome criativo para a capacidade do Flash de bater em alguém com muitas vezes a força da explosão causada pelo meteoro de Chicxulub – mais conhecido como o meteoro que causou a extinção dos dinossauros.
• De todos os poderes do flash, um dos mais interessantes é que é difícil ler ou controlar sua mente. O modo como funciona é surpreendentemente simples: ser capaz de correr na velocidade da luz seria bastante inútil se os pensamentos de Flash fossem tão lentos quanto a média humana. Em vez disso, ele pensa tão rápido quanto age, o que torna difícil até mesmo para os telepatas mais capacitados lerem seus pensamentos.
• Barry mudou toda a realidade... É verdade: o Flash é responsável pela alteração da realidade que resultou no novo universo DC. Depois de Allen descobrir que sua mãe foi realmente morta pelo Flash Reverso, ele decide usar sua velocidade para voltar no tempo e tentar impedir o vilão. Infelizmente, isso fez a Força da Velocidade rasgar o cosmo, mudando-a para sempre – ou até a próxima mudança editorial.
“A vida é trágica, mas também é preciosa e doce. E extraordinária.”
— The Flash.
VOCÊ ESTÁ LENDO
DC COMICS
Ficción General❝ origens, poderes e curiosidades sobre os personagens da editora detective comics, ou dc ❞. © 2018