Mansão Moreira - (10:34 da manhã seguinte)
- Senhor, acorde! - disse o sistema operacional que opera a mansão.
Esse sistema foi desenvolvido, com inspiração na inteligência artificial fictícia das revistas em quadrinho do Homem de Ferro - J.A.R.V.I.S. - para cuidar dos sistemas dentro da casa e cuidar de 96% dos assuntos da empresa, baseado nos interesses pessoais de João. Ele pensa como João.
- Tem uma pessoa no portão principal, ela se diz uma grande amiga e pede pela sua presença com urgência.
- Ah - João fala, bocejando e falando com voz de sono -, amigos... Eu não tenho amigos. Permita que ela entre e ative os sistemas de segurança internos.
João levanta, e veste um roupão. Passa pelo quarto de AI e a acorda, e então, desse as escadas. Quando chega na ponta das escadas, se depara com uma alguém que ele realmente poderia chamar de amiga:
- Não pode ser - João sussurra, mesmo com sono, ainda sim esboça espanto em sua cara -, Camila?
- Quem mais poderia ser? Você não tem amigos.
João fica feliz em vê-la, pois fazia um tempo considerável que não se viam, mas ele não quis deixar isso transparecer, seu orgulho é muito grande pra isso. Ela não mudou nada desde aquela época, cabelos lisos negros, pele clara e apesar de sua arrogância, ela pode ser doce. Usa roupas escuras, de manga longa. Calça jeans preta e uma bota. Ela parecia uma emo, mas estava longe disso.
- Preciso de um lugar pra ficar. Decidi voltar pra cidade e não tenho onde ficar, então vim atrás de você!
João, descendo as escadas, olha pra ela sério, mesmo estando feliz por vê-la novamente.
- Tem um quarto pra hóspedes no andar superior.
Ele aponta para as escadas e encontra IA com os olhos. Ela parece estar simulando uma ação de sono. Ela boceja e esfrega os olhos. Ela está usando um pijama infantil e parece estar um pouco perdida.
- Você tem uma filha? - sussurrou Camila, olhando espanta para IA.
- IA, apresente-se
IA desse as escadas e aperta a mão de Camila e diz:
- Oi, sou IA.
- O que isso significa?
- Inteligência Artificial - interrompe João, com a voz calma - Ela é minha filha.
- Ah. - Camila olha para IA, sem entender muito bem a situação, mas da de ombros. - Então João, pode me mostrar aonde vou dormir?
- IA, leve-a até o quarto de hóspedes.
- Da pra ser um pouco menos "robótico"? - diz Camila, séria, e um pouco incomodada com o novo João que ela havia encontrado - Onde está o João retardado do Ensino Médio? O garoto que fingia lançar teias pelos corredores da escola? O meu amigo João?
- Muitas coisas aconteceram. Não tenho tempo para sentimentalismos.
- Na verdade, senhor - o sistema fala -, desde que o senhor automatizou a empresa, seu aproveitamento diário aumentou em 36%, dando-lhe algum tempo de sobra e...
- VIU!
- JÁ CHEGA!
Camila o olha com expressão de raiva e os quatro ficam em silêncio, até que IA decide quebrar a tensão e pede para que Camila a acompanhe.
João vai para sua sala de trabalho e as duas seguem para o quarto de hóspedes.
- O que há de errado com ele? - pergunta Camila, se jogando na cama como se estivesse se jogados nas nuvens e com a voz abafada pelo travesseiro continua - O que aconteceu durante esses anos que o deixou assim?
- Papai não fala muito sobre o passado, mas por outras fontes, descobri que ele ficou sério e amargo, ele se afastou de todos que ele supostamente amava. Ele considerou as pessoas empecilhos e decidiu se isolar.
Camila se levanta e senta virada para IA e pergunta:
- Espera... Então como você... Sabe? Nasceu?
IA se senta na beirada da cama e diz olhando para baixo, parecendo simular tristeza e responde:
- Nunca nasci, fui desenvolvida a 3 anos por ele através da tecnologia cibertroniana, ele diz que existo por que sou tudo que ele precisa.
- Ah, que bonitinho... Agora entendi o por que do seu nome ser IA.
Ela olha para Camila e sorri
- Você pode me contar mais sobre o papai? - pergunta IA, muito curiosa a respeito.
Camila percebe a ansiedade de IA e decide contar a ela o que sabe sobre ele.
- Bom, nos conhecemos no Ensino Médio...
No laboratório...
- Senhor, você tem notificações pendentes.
- Alguma importante?
- Sim, uma de Johnny Cage. Ele requisita uma reunião com você em 18h a partir de agora. Devo aceitar?
- O que esse maníaco quer? - João pergunta sério e pensativo esperando uma resposta da máquina. Então, ela responde:
- Bom, creio que ele queira que você crie algo importante, já que: Ele tem o financiamento e você a inteligência.
João fica pensativo, pelo fato de seu maior adversário comercial pedir pela sua presença de uma maneira tão repentina, mas sua curiosidade é bem alta.
- Aceite a reunião, estarei lá em exatamente 18h.
...
- Gostei, vou falar com o papai a respeito. - disse IA para Camila, que se agradou com o apelido que ganhou
- O que tem o papai? - João questiona, ao se aproximar da porta do quarto de hóspedes. - O que o papai precisaria saber?
IA levanta e o abraça espontaneamente, olha para ele e diz:
- A tia Camila me apelidou de Lizz!
Ela fala isso com um brilho nos olhos, e seu pai da um sorriso, que logo se desfaz ao lembrar de Camila que permanece sentada.
- Lizz? Por que Lizz? - João questiona olhando para Camila.
- É uma garota que conheci em Midtown, Nova York. Bom, até descobrirmos que o pai dela contrabandeava tecnologia alienígena, ela morava lá. Ela foi uma ótima amiga por um tempo, até seu pai ser preso por um vigilante mascarado e ela ter que se mudar. Ela parece muito com a IA, tanto fisicamente quanto na personalidade.
- Nossa, que comparação...
- Ah, relaxa, a garota era um amorzinho e muito gente boa, só o pai que não..
As duas se olham e sorriem, parecem gostar muito uma da outra.
João cruza os braços e diz:
- Lizz... pensarei a respeito. Mas na verdade estou aqui para falar que tenho uma reunião para ir em Chicago e...
- Podemos ir? - Camila o interrompe para fazer essa pergunta. A expressão no rosto dela se assemelha a de uma criança, quando os pais falam que vão leva-la a um parque de diversões.
João bufa, fecha os olhos e sussurra:
- Eu preciso de alguém para cuidar dela.
- Ah João, eu cuido! - diz Camila, sorrindo e olhando para IA.
João olha para IA que permanece na sua frente e diz:
- Não Camila, eu preciso de alguém que cuide de você!
Ele passa a mão nos cabelos de IA e Camila da uma risada debochada. João também sorri, mas sorri de verdade. Em algum tempo, é a primeira vez que João sorri de verdade. Camila nota isso, e por dentro se sente orgulhosa pelo que fez, por fazer o João rir.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Transformers: Reboot
FanfictionUm cientista do ramo da tecnologia armamentista, é obrigado a trabalhar a força para trazer um ser que está morto a muito tempo: Galvatron. E agora, ele tenta desfazer seus erros junto de sua pequena filha, IA, para poder salvar o mundo da Cyberform...