Os essênios viveram em Qumran ao mesmo tempo em que João pregava e batizava as margens do rio Jordão, região que aliás encontra-se muito próxima dessa comunidade. Tudo nos indica que os essênios se fixaram no deserto pelas mesmas orientações das escrituras que motivaram a vida e o ministério de João. A comunidade de Qumran, a qual viviam os essênios, se localizava exatamente na região de Jericó, local onde as tradições e os próprios Evangelhos narram ter havido as atividades de João Batista. O relato do nascimento do profeta por Lucas, encerra com uma grande pista sobre a própria infância de João Batista; assim narra as Escrituras em Lucas cap.1, v.80: “ O menino crescia e se fortalecia em espírito, e viveu nos desertos até o dia que se apresentou a Israel.“ A partir dessas revelações indagamos - Como poderia um menino de pais idosos, crescer na deserto? A única comunidade naquele tempo que vivia nas proximidades era a essênia, e lá vivam numa espécie de monastério. Segundo ainda o historiador Flávio Josefo, que a propósito na sua juventude vivera entre os essênios, esse observara que os essênios costumavam acolher os filhos de outras pessoas quando eram ainda jovens e podiam ser instruídos, cuidando deles como se fossem seus próprios filhos e os educando dentro dos preceitos que acreditavam e isso pode muito bem ter acontecido com João Batista. Na realidade existem muitos pontos em comum entre a vida de João Batista e a comunidade de Qumran. O Batismo pregado por João deveria se dar assim mesmo como nos informa o Evangelista Marcos no cap.1, v.4, ao qual constituía apenas como um sinal exterior da realidade do arrependimento e da plena certeza do perdão divino. Mas se o arrependimento não fosse autêntico, o batismo nada servia, portanto era vital e absolutamente necessário, que o indivíduo que fosse candidato ao batismo, já deveria estar totalmente purificado. É isso que vemos em Mateus cap.3, v.8.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Seguir a Cristo ou ir a Igreja?
SpiritualO mundo jaz no maligno, e o povo de Deus deve ser luz no mundo. Portanto trate de estudar as escrituras com atenção pedindo sempre em oração pra Deus lhe conceder sabedoria e discernimento. E cuidado com as pedras que o inimigo irá colocar no seu ca...