Alex e o Behaviorismo.

271 147 44
                                    

Laranja é um filme de Kubrik baseado no livro de Burgess, este filme emprega imagens violentas e perturbadoras para comentar sobre a psiquiatria, delinquência juvenil, gangues de jovens, e outros assuntos sociais, políticos e econômicos em uma dis...

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


Laranja é um filme de Kubrik baseado no livro de Burgess, este filme emprega imagens violentas e perturbadoras para comentar sobre a psiquiatria, delinquência juvenil, gangues de jovens, e outros assuntos sociais, políticos e econômicos em uma distópica Grã-Bretanha próxima ao futuro.

Irei analisar o protagonista deste filme, Alex , um jovem delinquente que passa seus dias praticando oque ele batizou como ultra violência, que se resume a assaltos, brigas e uso de drogas, porém a violência de Alex não vem da necessidade, ele a faz por simplesmente sentir prazer em cometer tais atos. Durante o filme o jovem, espanca um idoso, participa de lutas entre gangues e por fim assassina uma mulher durante um assalto.

Logo após sua prisão, Alex se torna voluntário para um novo tipo de tratamento que se dizia capaz de eliminar os impulsos violentos dos prisioneiros, este tratamento foi chamado de ludovico. O processo do mesmo é expor Alex a imagens de crimes enquanto sua mente está sobre efeito de drogas, para assim obrigar seu corpo a sentir agonia sempre que pensar em ser violento.

Inicialmente o tratamento funciona e faz com que Alex se torne inofensivo, porém a cena final do filme não explica se Alex realmente se tornou inofensivo ou se ele estava apenas mentindo, hoje irei mostrar e fundamentar meu ponto de vista

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Inicialmente o tratamento funciona e faz com que Alex se torne inofensivo, porém a cena final do filme não explica se Alex realmente se tornou inofensivo ou se ele estava apenas mentindo, hoje irei mostrar e fundamentar meu ponto de vista.

Existe uma linha de pensamento chamada de Behaviorismo, esta diz que o comportamento de um ser humano é determinado por recompensas e por punições, a teoria diz que se um indivíduo faz algo e as consequências são positivas, ele tende a fazer o mesmo novamente. A mesma teoria diz que ao fazer algo e a consequência for negativa, o indivíduo tende a não cometer mais o mesmo ato, um teórico que concorda com esta ideia e que fez experimentos para comprova-lá foi Skinner, o responsável pela experimento "caixa de Skinner".

A caixa de Skinner foi feita de duas formas, com pombos e ratos, mas a idéia continua sendo a mesma, os animais eram recompensados sempre que puxavam uma alavanca e por conta disso tendiam a puxar a alavanca mais vezes. Outro experimento é o do pequeno Charles (pode ser encontrado por outros nomes, pois o nome da criança foi mudado para não a expor), este experimento colocou um rato perto de um bebê que não sente medo, depois, toca uma buzina quando o rato de aproxima, depois que repetir esse processo, o bebê que não tinha medo de ratos, passa a ter por causa do barulho que foi associado a sua mente.

A ideia do ludovico é a mesma, fazer Alex sofrer punições para não fazer mais atos violentos porém esta falha ao não levar em consideração  filogênese, ontogênese e cultura.

Filogênese é basicamente a evolução humana, o ludovico não levou em consideração que o humano possui tendências a violência,

Ontogênese é relacionada ao ambiente, as interações do indivíduo com o ambiente que moldam seu comportamento. Alex é apenas mais um dos milhares jovens violentos em sua cidade

A cultura influencia na forma de agir através de costumes, crenças e entre outros

O ludovico falha pois apenas faz a punição, mas não influencia nas três contingências do Behaviorismo, e por tanto, quando o tratamento foi interrompido; Alex volta a ser violento.

Devaneios criativos.Onde histórias criam vida. Descubra agora