Há muito tempo existiu um rei dos duendes chamado Miramo, que vivia no monte Déles, a oeste da capital de Acdar (a cidade de Rédoras).
Miramo governava com mão de ferro todo o seu reino e possuía o maior tesouro do mundo, guardado em sua montanha! Mas, ninguém sabe como e quando, Miramo se apaixonou por Solana, a princesa do fogo.
Alguns estudiosos dizem que Miramo se apaixonou por Solana depois de ver uma imagem que a retratava.
Miramo estava tão apaixonado que queria casar com Solana, por isso mandou um mensageiro para fazer o pedido de casamento em nome dele para a princesa, que se recusou, prontamente, o pedido de casamento do rei dos duendes.
Quando o mensageiro disse ao rei que Solana se recusara a se casar com ele, Miramo mandou cozinhar o mensageiro lentamente em óleo e ordenou que chamassem Diramor, pois ele queria propor-lhe um “Radrack” (contrato entre dragões sábios e outros seres quaisquer, na onde o dragão trabalha fazendo o que lhe pedem, mas em troca, como pagamento, o dragão pega o que quiser).
Quando Diramor chegou, Miramo queria que ele capturasse Solana, pois se ela não queria casar com ele por bem, ela casaria por mal. Mas Diramor disse que não poderia, pois todos os dragões deviam prestar obediência à princesa do fogo, então Miramo propôs ao dragão, que esse guardasse o monte Déles até ele voltar, em troca, Diramor poderia ficar com a montanha.
Então Miramo deixou a montanha com todo o seu exercito e seguiu em direção ao “Monte Escarlate”, o vulcão onde Solana vivia, pois queria fazê-la se casar com ele, de um jeito ou de outro, mesmo que tivesse que mandar seu exercito capturá-la.
Chegando lá, bem em frente ao castelo de Solana, Miramo bradou a plenos pulmões:
“– Minha amada princesa, esta é sua última chance de casar-se comigo por bem! Caso contrário tomarei seu palácio e a ti a força!”
Mais uma vez ela se recusou, então Miramo começou a marchar com seu exercito em direção ao palácio de Solana, mas lá ele não chegou, pois Solana usou seu poder de controlar o fogo e jogou a lava do vulcão em cima de Miramo e seu exercito, matando a todos, apenas pouquíssimos sobreviveram, dentre esses Gamo, filho de Miramo.
De Miramo, só sobrou histórias e o tesouro, até hoje guardado por Diramor.