Roberto Gaspar tinha acabado de ser avisado por sua secretária da chegada dos jovens César Marques e Milena Aquino quando seu celular tocou. Seu primeiro impulso foi deixar que a chamada caísse na caixa de recados, mas diante do nome de um de seus clientes mais importantes na tela ele precisou atender.
Apesar da agenda sempre tão disputada, Roberto não pôde deixar de atender ao pedido de César para uma reunião informal de aconselhamento. Ele conhecia o rapaz antes mesmo de ele o os irmãos terem vindo ao mundo, pois ele e sua esposa, Sandra, eram muito amigos do casal Marques. Roberto e Sandra se casaram no mesmo dia que os pais de César - a jornalista Elisa Andrade e o arquiteto Guilherme Marques -, eles inclusive fizeram uma só festa pelos casamentos. Era um quarteto de amigos que conviviam como irmãos.
O escritório desse bem sucedido advogado consistia em um prédio comercial de três andares, recentemente construído, no qual mais de dez pessoas trabalhavam. O lugar exibia uma bonita decoração, mesclando o clássico e o moderno em plácida harmonia. Naquele momento, César e Milena aguardavam na sala de espera.
César sentia-se ansioso para ouvir as orientações daquele que considerava como um mestre. Embora ainda fossem estudantes e sem que tivessem combinado, os dois apresentavam-se com traje social ao estilo dos advogados. César vestia terno preto, camisa branca e gravata escura, e Milena, um conjunto de blazer e saia, na cor verde escuro, camisa clara e sapatos de salto.
Observando a colega discretamente, César se alegrou com o entusiasmo na expressão dela. Ele ficou sabendo que algo muito nobre motivava Milena naquele caso. Ele ficou sabendo que Danilo era filho único e que fora um filho gerado quando os pais já tinham uma idade um tanto avançada. O bebê viera em um momento inesperado, mas nem por isso foi motivo de desgosto, pelo contrário. Porém, prover o sustento e, principalmente, a educação do menino, fora um desafio para o casal. Danilo estava concluindo a faculdade e fazia um estágio remunerado, assim, tinha apenas começado a retribuir o muito que os pais haviam feito por sua carreira, mas tudo isso ficou perdido com sua morte prematura. Por isso Milena queria tanto ajudar o casal Sales a receber alguma indenização.
Captando uma leve impaciência na colega, César comentou:
– Você vai ver, Milena, o senhor Roberto manda muito bem como advogado! Eu tenho certeza que ele pode dar um jeito nesse caso.
Milena virou o rosto ao colega e lançou a ele um sorriso confiante.
César ficou admirado com gesto e teria expressado essa admiração em palavras se a porta do escritório não tivesse se aberto naquele instante e aparecido ali um homem alto para a média dos brasileiros, com os cabelos não muito grisalhos penteados para trás, usando terno azul marinho e óculos.
– Ah, senhor Roberto! - César exclamou, levantando-se e aproximando depressa para saudar o advogado com um aperto de mão.
– Tudo bem, César? E você deve ser a senhorita Aquino, prazer em conhecê-la... - disse o homem e estendeu a mão à jovem.
– O prazer é meu, senhor Gaspar - respondeu Milena, já cativada pela presença carismática dele.
– Pode me chamar só de Roberto e, por favor, me desculpe pela demora. Um cliente ligou e precisei mesmo atender.
– Ah, não precisa se desculpar. Foi muita bondade do senhor arranjar um tempinho para me atender. O César me falou o quanto o senhor é ocupado.
O advogado apenas sorriu em resposta e, em seguida, deu passagem para que os dois adentrassem sua sala.
Nos minutos que se seguiram, os três comentaram casualidades referentes ao clima e ao trânsito, enquanto César, bem à vontade por já conhecer o lugar, dispunha a papelada do processo em uma mesa oval, posicionada a um dos cantos do cômodo, que contava com dois ambientes. Milena tratou de ajudar o colega. E Roberto chegou a fazer alguns questionamentos a ela acerca do caso, como em qual fórum tinha sido o julgamento e há quantos dias, e a César, perguntou sobre os irmãos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Lutando por Justiça (Me Deixa Ficar no Lugar Dele)
Romance[Dê uma olhada! Disponível na Amazon] Em plena madrugada, a Pista Expressa da Marginal Pinheiros foi o cenário de um acidente de trânsito. Um carro bateu contra um caminhão. O caminhoneiro nada sofreu, mas o jovem motorista do carro perde a vida pou...