4 | Iniciando uma história

8.8K 1.1K 1.7K
                                    


→Para começar uma história, você precisa de uma ideia e como conseguir ideias? Uma foto, alguma música, sonhos ou uma simples frase pode ser o que vai te fazer ter uma ideia. Então ok, já temos a ideia, vamos pôr em prática!

↓↓↓

1- Um bom título atrai leitores, então seja criativo. Sem essa de "O melhor amigo do meu irmão", "O marido da vizinha", "O idiota de não sei o quê", "Menina marrenta", essas coisas. Nada contra, mas concordem comigo que esse tipo de título é MUITO saturado e repetitivo. Vamos ser criativos, todos conseguimos.

2- Personagens são essenciais porque são eles que darão vida para o seu livro. Seja criativo com nomes, aparência, personalidade. Evitem ficar fazendo personagens que todos já conhecem como a famosa S/n trouxa e virgem do coque frouxo ou o badboy cusão que todas correm atrás. Ou então aquele cara que é incrivelmente forte sem motivo nenhum numa fantasia.

Gostaria de dizer que, como mulher, eu adoraria ver mais mulheres fortes nos livros, independentes, corajosas, ousadas. A visão da mulher frágil do ponto de vista de outra mulher é uma coisa muito triste de se ver, então vamos criar personagens femininas FODAS SIM, e personagens masculinos menos babacas.

Mas vamos deixar claro: Protagonista forte é diferente de protagonista mal-educada. Sua protagonista não é forte porque ela xinga todo mundo, porque ela quebra regras e não respeita ninguém, ela só é sem educação mesmo.

3- Já temos a ideia, já temos a sinopse e o título, já temos a capa e os personagens. O que falta? Escrever!

TIPOS DE ESCRITORES

Dei nomes para os tipos de escritores então vamos lá:

Escritor raiz: Não tem a ver com raiz x nutella. Esse é aquele tipo de escritor que não faz roteiro, ele apenas pega a ideia e vai. É como uma árvore, que a cada galho surge uma nova ideia para o enredo e a cada folha, um novo acontecimento que vai gerar outro e outro.

Escritor organizado: Aquele que faz todo um roteiro, organiza tudo, desde a história dos personagens aos acontecimentos do livro. Mas fazer um roteiro para não se perder, não significa que você não possa ter novas ideias ao longo do livro. Mas seu roteiro vai te ajudar a organizá-las.

Ps: É recomendável fazer um roteiro porque assim fica mais fácil de saber o que vai acontecer na história e assim escrever. Pegue um caderno e anote pontos importantes sobre os capítulos. Mas se você é como eu, que para pra escrever e apenas vai e seja o que Deus quiser, bem-vindo ao clube!

Temos outros tipos de escritores também como:

O última bolacha do pacote: Aquele escritor metido que gosta de se achar superior só porque tem uma história com sei lá, 1M de leituras e vários seguidores e 30 obras sobre a MESMA coisa.

O coitado: Aquele que reclama que ninguém lê sua história, mas ele divulga uma vez e para e depois fala: "estou triste, ninguém lê a minha história" (?????)

O iniciante desumilde: Esse é o tipo de escritor que pede para que as pessoas comentem na história, mas ele mesmo não responde os comentários, e não adianta falar que é por falta de tempo ou porque tem MUITOS comentários, porque é impossível que você não tenha míseros 5 MINUTOS pra responder comentários.

Guia para Escritores IniciantesOnde histórias criam vida. Descubra agora