10 | Outras coisas importantes

3.3K 552 339
                                    

⚠AVISO⚠

(Caso tenha alguma coisa que vocês queiram saber, é só dizer aqui nos comentários que eu vou tentar explicar o melhor que eu puder)

Comentem, pessoal, cliquem na estrelinha e vamos interagir 💕

×××

O QUE FAZ SUCESSO NO WATTPAD?

Clichê? Romance hot?

Eu garanto que qualquer coisa bem escrita pode se tornar um fenômeno no wattpad, desde uma fanfic simples à um original complexo. Vejam bem, eu escrevo aventura e fantasia, mas sabem o quanto eu ralei pra chegar onde eu cheguei, que aliás não é muito longe ainda? Ralei muito, vários dias divulgando, me matando pra conseguir público. Então, gente, o negócio é ter força de vontade e correr atrás.

Viu que a divulgação não tá dando certo? Parte pra outra estratégia!

COISAS ERRADAS
QUE ALGUNS AUTORES FAZEM

Sabem as tags? Elas te ajudam a ganhar uma posição do ranking no site, e além disso, ajuda os leitores a terem uma ideia do que vão encontrar. Mas sabem uma coisa que me irrita? Uma fantasia ter a tag fantasia/aventura e quando você pega pra ler o livro, É UM PUTA DE UM ROMANCE ??? E não tem nada a ver com fantasia e acaba sendo pura enganação, além de deixar as histórias desses gêneros lá embaixo.

Então não coloquem tags erradas, não coloquem tags para ganhar visibilidade. Sua história pode ser denunciada por isso.

TROCA DE VOTOS

Troca de votos é proibida pelo site, eu fui descobrir isso há mais ou menos dois meses. Além de ser proibido, é um falso incentivo aos escritores porque serão apenas votos, as pessoas não vão ler sua história, elas apenas vão votar e você vai fazer o mesmo. Se o wattpad desconfiar que você está fazendo troca de votos, sua história ou sua conta pode ser excluída.

"Como eles sabem?"

Eu não sei, mas acho que eles sabem de tudo o que nós fazemos.

WATTYS

Quem se inscreveu no wattys2019? Eu me inscrevi com dois livros, mas eu nem vou criar expectativa. De qualquer jeito, está sendo divertido participar. Mas eu vejo gente perguntando: "Vale a pena?"

Com certeza! Além do selo de vencedor, sua história recebe uma enorme visibilidade e se eu não me engano, ela entra para os destaques do wattpad. E sabem o mais incrível pelo que eu entendi? Nossas histórias podem até mesmo virar filme!

HATER X LEITOR CRÍTICO

Todos teremos haters, imagino eu. Um hater é hater por dois motivos: ou ele tem inveja de você ou ele simplesmente gosta de deixar as pessoas tristes. Um leitor crítico "ataca" SEU LIVRO, apontando erros, sugestão de melhoras, observações. Um hater ataca VOCÊ, a sua pessoa.

O que conhecemos como "atacar"? Ele te xinga, te diminui, faz você se sentir pra baixo. Mas você pode resolver isso com o botão "mudo", assim a pessoa não vai mais poder comentar, votar, publicar no seu mural ou mandar mensagens privadas.

PLÁGIO X INSPIRAÇÃO

Vamos deixar bem claro e grande que plágio É CRIME.

O que é plágio? É basicamente você pegar a história de alguém, COPIAR TUDO e postar como se fosse sua. Recentemente fiquei sabendo que uma história aqui do wattpad (na qual eu não vou citar o nome), foi vítima de plágio lá no spirit. A pessoa pegou toda a história, até a capa e simplesmente fez parecer que era dela.

Inspiração é outra história. Acredito que inspiração venha a partir de uma ideia. Você pega essa ideia e transforma numa coisa totalmente nova. Meu livro Pirata Espanhol foi inspirado em Piratas do Caribe, mas quem leu viu que não tem nada a ver com os filmes. São personagens diferentes e acontecimentos diferentes. Isso é inspiração. Uma música pode te inspirar, por exemplo.

E antes de acusar alguém de plágio, tenha certeza, porque senão fica ruim tanto para o autor que vai ser atacado insjustamente quanto pra você se estiver errado.

COMO SE PROTEGER DO PLÁGIO?

Um ótimo jeito de se proteger do plágio é registrando sua história na Biblioteca Nacional e você pode fazer isso através do site. Pelo que eu pesquisei não é difícil e nem caro. Dependendo da história, você paga no mínimo 20 reais. Uma vez que sua obra for registrada, quem quiser te plagiar vai ter que sofrer com as consequências de um lindo processo nas costas.

Pelo que eu sei, você precisa imprimir seu livro, mas não pode ser frente e verso, o texto tem que estar apenas na frente e solto. Você também vai precisar rubricar ele. O que é isso? Você vai ter que assinar em todas as folhas. Então se seu livro tiver 200 folhas, você vai ter que assinar as 200 folhas.

Eu tô fazendo esse processo através do word, estou convertendo meus capítulos para PDF para que eu possa imprimí-los, não sei bem se é assim que funciona.

De qualquer jeito, entre no site da Biblioteca Nacional para saber tudo certinho.

Guia para Escritores IniciantesOnde histórias criam vida. Descubra agora