7 | Bloqueio criativo

3.9K 587 151
                                    

O que é um bloqueio criativo? É quando um autor está com problemas para continuar a história e por mais que ele queira, ele não consegue por diversos fatores. Falta de apoio, problemas em casa, no trabalho, na escola influenciam no nosso desempenho na escrita.

E para isso eu peço: relaxem, isso é normal. Tem autores que ficam alguns dias sem escrever, tem outros que ficam MESES, e por mais que seja chato estar acompanhando um livro e ele estar demorando para ser atualizado, entendam uma coisa: não somos robôs, não somos máquinas de escrever. Temos vida fora do wattpad, responsabilidades, hobbies.

Leitores, tenham paciência, seu autor pode estar passando por um momento difícil na vida dele.

COMO COMBATER O BLOQUEIO CRIATIVO

Quando você perceber que não tá dando mais, dê um tempo, uma pausa, stop!

Tire algum tempo para resfriar sua cabeça e suas ideias, assista um filme, escute músicas, tome um banho e descanse, leia sua história desde o começo se for preciso para que você volte a ativa. Um bloqueio se dá também ao fato da insegurança com a escrita por você estar achando que ela está horrível. Mas calma, todos podemos melhorar.

SAÍ DO BLOQUEIO E CONSEGUI DOIS CAPÍTULOS, DEVO VOLTAR A ATIVA?

Depende. Se você tiver CERTEZA de que vai dar conta de ir escrevendo e publicando ao mesmo tempo, você volta. Agora se você sente que não vai conseguir, eu sugiro você escrever mais capítulos. Recomendo também que, ao iniciar uma história, tenha uma boa quantidade de capítulos prontos para que você não precise lidar com atrasos e deixar seus leitores pistolas. Acredito que uns 15 capítulos pra começar esteja bom. Ou se preferir, escreva TODA a história e publique depois de pronta.

EU TENHO MUITAS IDEIAS, DEVO ESCREVER MAIS DE UMA HISTÓRIA AO MESMO TEMPO?

Eu SINCERAMENTE recomendo que não, a menos que tenha certeza de que vai conseguir administrar. Eu já fiz isso, eu estava escrevendo três histórias ao mesmo tempo e não dei conta de uma. Nisso, desisti da história e a apaguei por completo. Então cuidado ao postar duas histórias ao mesmo tempo, anote suas ideias e as coloque em prática quando achar melhor, no melhor momento.

Digo isso porque acho que ninguém quer ficar com fama de "fulano não consegue nem terminar UM livro e já tá escrevendo outros QUATRO".

OUTRAS COISAS PARA FAZER PARA SAIR DO BLOQUEIO

Uma coisa que funciona COMIGO é escrever frases aleatórias referentes à história em algum lugar e absorvê-las. Por quê? Isso me ajuda a ter uma nova ideia.

Por exemplo, quando eu tinha problemas em continuar Pirata Espanhol, eu sempre imaginava uma cena de ação e escrevia ela solta, sem ser na história, eu fazia isso em algum papel. Escrever frases aleatórias já me ajudou muito a ter uma nova ideia, ou então formar até um diálogo inteiro.

O ASSUNTO DA MINHA HISTÓRIA É DELICADO E NÃO ESTOU CONSEGUINDO PROSSEGUIR

Em primeiro lugar, ao escolher tratar sobre um assunto delicado ou complexo, saiba que você vai precisar ser muito responsável.

Vai precisar ter em mente que, por ser um assunto delicado, consequentemente ele não é fácil de ser abordado e tem gente que começa, mas infelizmente não consegue continuar. Então eu recomendo estudar muito sobre o que vai escrever como já foi dito no Capítulo 4. Se estiver com dificuldade no assunto, peça ajuda pra alguém.

________

Um capítulo bem básico, até o próximo ^-^

Guia para Escritores IniciantesOnde histórias criam vida. Descubra agora