18 | Estruturas de um livro

2.4K 345 52
                                    

Um livro automaticamente me ganha se ele tiver as coisas que eu vou citar aqui nesse capítulo porque mostra o quanto o autor se dedicou em organizá-lo. Normalmente um livro físico precisa ter alguns elementos obrigatórios que estarão sendo listados abaixo na ordem.

Nesse capítulo vamos falar também sobre prólogo e epílogo já que vocês pediram.

E antes que alguma pessoa metida a sabe tudo venha falar que alguma coisa aqui tá errada, já deixei claro que eu não sou profissional e que se tiver que corrigir alguma coisa, seja educado.

1- Falsa Página de Rosto:

Tem a finalidade de proteger a folha de rosto, vindo antes dela e apresenta apenas o nome da obra e o autor.

2- Verso da Falsa Página de Rosto:

Opcional.

3- Folha de Rosto:

Pelo que eu sei, a folha de rosto mostra o título da obra, o nome do autor (ou autores), local, ano de publicação e nome da editora.

4- Verso da Folha de Rosto:

Estive pesquisando e nessa folha é imprimida a ficha catalográfica, créditos, ISBN outras as informações para que o livro seja possa ser colocado em bibliotecas e citado em trabalhos acadêmicos de forma correta sem confusões.

5- Dedicatória

A dedicatória nada mais é do que uma menção à quem o autor homenageia ou dedica a história. Por exemplo:

"Este livro é dedicado a tal pessoa, aos meus familiares e amigos etc, etc."

6- Agradecimentos. (Opcional):

Folha em que o autor faz menção a pessoas e/ou instituições das quais recebeu apoio.

7- Epígrafe:

Epígrafes normalmente são um pequeno trecho escrito com um toque poético seguido de uma indicação de autoria, sendo basicamente uma coisa que tenha a ver com o tema da obra e que pode resumir o pensamento do autor. Penso que é uma coisa pra deixar o livro bonitinho e eu adoro epígrafes.

Exemplo:

(Trecho ou frase)

- Fulano de tal.

8- Apresentação:

Apresenta a obra e a justificativa indicando a sua finalidade e parcerias.

9- Prefácio:

É um texto de esclarecimento, justificativa ou um breve comentário feito pelo editor ou outra pessoa de competência e autoridade.

___

E tem outras coisas, mas não precisamos delas.

Ainda.

Por isso, eu costumo usar apenas a apresentação, a dedicatória e a epígrafe. Por enquanto estamos no wattpad, pessoal, não precisamos de todos esses elementos pré-textuais/elementos textuais/elementos pós-textuais. Mas se um livro tiver pelo menos a dedicatória e a epígrafe ele já me ganha.

Se quiserem saber mais sobre a estrutura de um livro, dêem uma pesquisada no Tio Google, o salvador de todos, o "ser" que tira todas as nossas dúvidas.

(Ou nem sempre porque às vezes você está com dor na barriga, vai no Google ver o que pode ser e ele diz que você está com uma doença terminal ????)

Guia para Escritores IniciantesOnde histórias criam vida. Descubra agora