Voltei depois de muito tempo com esse guia, não estava tendo tempo por conta do trabalho, mas um bom filho à casa torna, não é?
Se você é leitor meu, gostaria de avisar que um novo livro vem por aí e devo dizer que não será apenas um, mas sim, cerca de três livros. Uma trilogia não é uma coisa fácil de escrever e uma saga muito menos e é aí que entra esse capítulo.
Como escrever um livro longo e não se esquecer de coisas importantes, não cometer furos na história ou não se contradizer?
Como eu disse ali em cima, é complicado. Essa trilogia que eu citei está sendo escrita há cinco anos e pasmem, nunca passei do capítulo seis do primeiro livro. (Choremos). Nunca passei porque eu estava sempre evoluindo e evoluindo. Agooora que eu voltei a escrever e como fiquei 5 ANOS tentando, gravei todos os acontecimentos de cor. Mas no caso, acho que lembrar, você tem que pensar lá na frente.
Suponhamos que sua história seja uma trilogia ou que ela venha a se tornar uma, ou uma saga que seja. Você está escrevendo e ao escrever uma cena, você pensa "nossa, isso ficou muito bom, posso usar num segundo livro ou usar isso mais pra frente". Como assim? Como eu disse você tem que pensar lá na frente, então eu sugiro você escrever algo que vá ser lembrado pelo personagem por assim dizer. Se preferir, pode anotar em um lugar que sabe que não vai esquecer que está lá.
Vou dar um exemplo de um livro meu:
No livro, existe uma história sobre um cristal tão poderoso que todos os piratas passam a querer tê-lo. Durante a narrativa, várias versões são contadas sobre o cristal, mas ninguém sabe qual é a verdadeira. Mistério, essa é a palavra. Precisa deixar as pessoas curiosas. Há também as sereias e várias versões sobre elas. Como eu fiz pra não enrolar tudo? Primeiro, prestei muita atenção na hora de escrever. Segundo, planejei (mais ou menos) antes de escrever e três, anotei esses fatos.
Lembrar de fatos vai de pessoa pra pessoa. É a mesma coisa com o bloqueio criativo, como eu saio? Eu escrevo um acontecimento não linear, ou seja, algo que acontece só lá no meio ou o próprio fim. Isso de certa forma me ajuda a criar o começo.
Então se você não é bom em lembrar acontecimentos de cor, anote e vai conseguir.
×××
Ei, não se esqueça de deixar a estrelinha, ok? Lembra como ela é importante? ✨
VOCÊ ESTÁ LENDO
Guia para Escritores Iniciantes
RandomDicas gerais sobre o wattpad. Eu não sou escritora profissional, portanto esse guia será bem básico, mas eu espero que ajude quem precisa. Vamos falar sobre escrita, divulgação, capas, e outras coisas mais. Livro desatualizado em construção. ✍🏻 Sej...