19 | Prólogo/Epílogo

2.7K 366 59
                                    

Bastante gente pediu então eu resolvi fazer uma coisa bem básica baseada no que eu sei/aprendi sobre. Então segue aí:

PRÓLOGO

O prólogo é o começo (ou meio) de um livro, é uma cena que antecede o começo do livro. Por exemplo, seu livro é sobre investigação então no seu prólogo você pode contar sobre alguém que foi assassinado anos antes da história começar.

Seu livro é uma fantasia medieval? Que tal falar no prólogo sobre uma guerra que separou dois reinos aliados 10 anos antes da história começar?

Ou você pode escrever (com cuidado) sobre algo que ainda VAI acontecer na história, como uma discussão no meio do livro por exemplo.

O tamanho do prólogo não importa. Alguns tem algumas páginas (ou sei lá, 3K de palavras). Outros tem apenas algumas linhas. E é no prólogo que o leitor vai sentir uma certa curiosidade pelo livro.

EPÍLOGO

O epílogo é basicamente onde todos os conflitos são resolvidos (ou não, vai que tem um segundo livro). Mas se você quer encerrar sua história de vez, é aqui que tudo acaba. o Epílogo é usado para narrar um fato depois do fim.

Vamos supor que seu livro tem 40 capítulos contados, então ele tem 40 capítulos + o epílogo. Logo, seu livro tem 45 capítulos. No capítulo 40 é onde tudo é resolvido, como por exemplo um estudante que pode ter conseguidos entrar para a faculdade e no epílogo você pode narrar ele se formando anos depois.

Ou é um livro sobre guerras medievais? No capítulo 40 um acordo entre reinos pode ser feito e no epílogo podem ter se passado 10 anos e um dos reis pode estar coroando seu filho mais velho.

Eu até daria alguma dica sobre romance, mas eu não sei escrever romance e os contos que eu escrevo costumam ser muito trágicos e nunca acabam bem. Então perdão, não sei como uma história de romance termina.

___

Puts, o capítulo acabou então até o próximo capítulo, pessoal!

Puts, o capítulo acabou então até o próximo capítulo, pessoal!

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
Guia para Escritores IniciantesOnde histórias criam vida. Descubra agora