5 | Escrita no geral

6.9K 949 881
                                    


• A escrita é o que dará ênfase a sua história e para ter uma escrita, é necessário prática e muita leitura. Vamos aos tópicos:

NARRATIVA

Tem diferentes jeitos de narrar uma história. Você pode ter um jeito simples ou então um jeito mais rebuscado. Eu estou no meio dos dois. Acredito que a principal coisa que cativa os leitores é como a história é narrada. Alguns leitores adoram detalhes e uma boa descrição por exemplo, mas tem aqueles que não gostam tanto assim.

Vejamos:

"Maria estava triste porque tinha brigado com seu namorado. Passou o dia dentro de casa sozinha chorando".

Eu particularmente não gosto desse tipo de narrativa. Vamos tentar isso:

"Maria havia brigado com seu namorado, e ficou tão triste que mal se levantou de sua cama naquele dia. Ficou sozinha o dia todo, e por mais que tentasse, era inevitável controlar o choro".

Diferente, não é? Mas tudo bem se você quiser usar do outro jeito.

Percebam que minha narrativa em primeira e terceira pessoa são diferentes, então se você quiser mudar da primeira pra terceira e vice-versa, precisa prestar atenção com o passado/presente. Eu sempre escrevo as coisas no passado porque pra mim é melhor. Vamos tentar em primeira pessoa:

"Quando eu briguei com o João, eu só conseguia me sentir triste. Por algum motivo eu não conseguia parar de chorar e durante o dia todo eu fiquei na cama sozinha, sem falar com ninguém. Ele tem estado muito estúpido ultimamente, estranho, frio. E coisas assim me fazem pensar que ele pode ter encontrado outra pessoa melhor que eu e não quer me falar".

Nossa, isso ficou muito triste.

PALAVRAS REPETITIVAS

Uma das coisas que eu fazia muito era escrever as mesmas palavras várias vezes, por exemplo: "ele disse". Eu sei que no exemplo à seguir, não vai ter palavras repetitivas, mas vamos lá:

"Fulano de tal entra no escritório e vê Beltrano:

— O que está fazendo? — Fulano perguntou.

— Arrumando umas coisas. — Beltrano respondeu."

Muito simples e robótico, não é? Vamos tentar desse jeito:

"— O que está fazendo? — Fulano perguntou se encostando na porta enquanto observava atentamente Beltrano que parecia agitado.

— Arrumando umas coisas. — Beltrano respondeu mexendo em algumas gavetas de sua mesa, pegando vários papéis ao mesmo tempo."

Melhorou, não é? Dei uma ação para os personagens, não deixei eles no vácuo. Tentem assim, tipo, ao invés de apenas falarem: "disse", "perguntou", "respondeu".

Usem por exemplo:

"— Eu estou tentando fazer tudo certo, por que não me dá uma chance?! — Fulano esbravejou.

— Eu não sei quando foi que você se tornou assim, não é justo! Você está estranho há dias, distante, rude! Por que não pode simplesmente admitir que não me quer mais?! — retrucou Beltrano andando de um lado para o outro."

Temos:

Disse;
Falou;
Contou;
Explicou;
Retrucou;
Esbravejou;
Avisou;
Comentou;
Perguntou;
Indagou;
Questionou;
Argumentou,
Agradeceu;
Concordou;
Garantiu;

(Se tiver alguma outra palavra que substitua o "disse", escreva ela aqui)

A mesma coisa quando a história é em primeira pessoa, não precisa ficar só naquilo "digo", "falo", essas coisas. Não façam seus personagens parecerem robôs, dêem uma ação pra eles e procurem aumentar o vocabulário de vocês.

PONTUAÇÃO

Isso é uma coisa importante. Como ler um texto sem vírgulas e pontos? Até dá, mas você ficaria lendo várias vezes até entender de fato o que está escrito. Se o problema é que você não sabe onde colocar as vírgulas e pontos, recomendo que leia bastante para aprender, não só vai te ajudar com isso, como também na questão das palavras escritas erradas. E se mesmo assim não der certo, procure por um beta.

BETA

O que é um beta? Um beta é uma pessoa que vai ler seu texto e corrigir os erros. Além disso ele vai dar uma opinião sobre o capítulo dizendo o que precisa melhorar. Pelo menos foi isso o que eu aprendi.

Eu já fui beta de um autor, e embora a história não tivesse muitos erros, dei dicas do que poderia melhorar e ele aceitou numa boa. Inclusive eu achei a história muito promissora.

Então pessoal, erros demais fazem um leitor desistir da história. Mas o problema não é errar, e sim persistir no erro. Se você quiser ir além do wattpad, se quiser chegar por exemplo ao kindle, você vai ter que ter uma boa escrita e que faça sentido. Afinal no kindle as pessoas estão PAGANDO pra ler o seu livro, então é óbvio que elas querem uma coisa boa.

TRAVESSÃO, HÍFEN, ASPAS
OU NOME NA FRENTE?

A maioria dos livros que eu já li eram escritos usando o travessão ou hífen e PRA MIM o texto fica mais bonito usando o travessão, entretanto, no entanto, todavia, cada um usa do jeito que quer. Mas quer um conselho? Não usa os nomes antes da fala. Tipo:

Maria: Oi.
João: Oi.
Maria: tudo bem?
João: Tudo e com você?

Não estamos escrevendo um roteiro de filme, ok? Isso faz as pessoas desistirem na hora.

O que vocês estão achando? Espero que estejam gostando. Como está escrito na sinopse, são dicas básicas até porque eu comecei a publicar aqui faz só uns meses.

Não se esqueçam que comentários e votos são muito importantes ❤ Até o próximo

Guia para Escritores IniciantesOnde histórias criam vida. Descubra agora