Assim, gente, eu não sou a melhor escritora de fantasia que existe, mas é uma tema que eu AMO. Então nesse capítulo eu vou dizer como EU escrevo as minhas histórias de fantasia.
1- QUASE todo livro de fantasia tem a famosa jornada do herói, onde o personagem principal descobre que é o único que pode salvar o mundo, que ele foi escolhido pra alguma coisa ou que o foco na história é ELE, que ELE tem que cumprir algum objetivo. Eu acho isso interessante, mas confesso que não gosto dessa coisa de profecia ou quando o personagem fica de graça falando "eu sou apenas uma pessoa normal, não posso fazer isso".
Sinopses que começam com "fulano era uma pessoa normal até descobrir que foi escolhido para alguma coisa bla bla", não chamam a minha atenção porque PRA MIM fica muito clichê.
2- Acredito que todo (ou não, sei lá) escritor de fantasia tenha um mapa. Você pode desenhar à mão ou então fazê-lo em sites, mas infelizmente eu não conheço sites para indicar. Mas o mapa é opcional.
3- Crie um mundo só seu, crie povos e culturas. Se for uma fantasia medieval, crie reinos, crie um conflito entre reinos, guerras. Eu AMO descrever os cenários do meu livro "O Mundo Através do Espelho", ele tem muita cor, muito brilho. Escreva coisas viajadas, nomes estranhos, criaturas estranhas. Acho que muitos escritores de fantasia se inspiram em R. R. Martin e Tolkien, e não sei vocês, mas eu amo dragões.
4- Normalmente numa fantasia costuma ter bastante personagens então tenha certeza que cada um deles vai ter destaque e não vão estar lá apenas por estar. Crie uma história para cada um deles. Minhas histórias de fantasia/aventura sempre têm um pouco de confusão e coisas que às vezes não fazem sentido, mas isso é porque eu adoro deixar as pessoas confusas e pensando, criando teorias.
5- Com certeza vão ter mortes então crie um persoangem específico para morrer porque se você se apegar a ele, você não vai conseguir matá-lo.
6- Evite usar uma linguagem informal ao escrever fantasia, evite gírias, ainda mais se seu personagem for alguém que pertence a realeza. Óbvio que eles xingavam na era medieval, mas eu SUGIRO manter uma linguagem mais formal, acho mais bonito, mas aí é com vocês. Mas coloquem alguns xingamentos se quiserem. Se é uma coisa medieval, não faz sentido o personagem ter um chuveiro ou um celular sei lá. Escreva fantasia, mas não escreva absurdos.
_____
Essas foram coisas que EU faço ao escrever fantasia, não quer dizer que vocês tem que fazer o mesmo. Não tem uma regra específica pra escrever fantasia, apenas escreva sobre coisas viajadas, fantásticas, irreais. ^-^
VOCÊ ESTÁ LENDO
Guia para Escritores Iniciantes
RandomDicas gerais sobre o wattpad. Eu não sou escritora profissional, portanto esse guia será bem básico, mas eu espero que ajude quem precisa. Vamos falar sobre escrita, divulgação, capas, e outras coisas mais. Livro desatualizado em construção. ✍🏻 Sej...