Sobre Preconceito:

7 1 0
                                    

Rio de Janeiro, 28 de Junho de 2019.

Queridx amigx, 

Até agora te dei muitas noticias boas sobre a vida, mudei alguns dos seus pensamentos, conversei com você sobre coisas fundamentais para a nossa vida, mas nem tudo são flores. Esse capítulo pode conter informações pesadas.

O preconceito é algo que por incrível que pareça ainda existe e não é pouco. Vemos em muitos lugares, pessoas que são vitimas de vários tipos de preconceitos e a sociedade fecha os olhos para esse tipo de coisa. Para falar sobre esse assunto, me permita pesquisar números importantes a ser passado.

Segundo uma pesquisa da Datafolha desse ano, quase 60% da população Brasileira já sofreu algum tipo de preconceito. 30% das mais de 2 mil pessoas entrevistadas sofreram algum tipo de preconceito por conta de sua classe social. 

Aqui deixarei números desta pesquisa:
30% das pessoas sofreram preconceito por conta da sua classe social
28% das pessoas sofreram preconceito por conta da localização da sua residência
26% das pessoas sofreram preconceito por conta da sua religião
24% das pessoas sofreram preconceito por conta do seu gênero
22% das pessoas sofreram preconceito por conta da sua raça ou etnia
9% das pessoas sofreram preconceito por conta da sua orientação sexual

Dentre os maiores preconceitos descritos pela Datafolha, o preconceito contra as religiões africanas, mulheres, homossexuais e negros são os maiores no Brasil. Algo errado anda acontecendo! As mulheres são quase 52% da população brasileira, já os negros são 54%. Por que esse preconceito então?

O preconceito existe desde o inicio da espécie humana, onde uma pessoa pré-julga a outra pelo que vê através dela sem nem mesmo conhecer. A principal característica dele é a falta de conhecimento e empatia que pode causar sérios danos a pessoa que os sofre.

Aqui deixo perguntas (pois nesse capitulo deixarei você tirar suas próprias conclusões e te convidar a pensar.):

Quantas vezes você (mulher) ouviu que você não seria capaz de fazer algo por conta do seu gênero? ou quantas vezes ouviu um "lugar de mulher é pilotando fogão"? Quantas vezes você mesma foi assim com outra pessoa?

Quantas vezes você falou algo sobre a religião de alguém tomando a sua como base? Quantas vezes você já ouviu falarem mal da sua religião?

Quantas vezes você foi julgado por suas escolhas afetivas? Quantas vezes não ouviu alguém diminuindo sua opção sexual por não ser a mesma dele? ou quantas vezes você diminui as pessoas as chamando de "bichinha" ou de "caminhoneira"? 

Quantas vezes você já ouviu coisas sobre a sua cor? ou quantas vezes você já julgou uma pessoa pela cor da pele?

Tendo pensado em tudo isso, ainda resta uma única pergunta: Como o (seu) preconceito do dia a dia pode interferir e magoar a vida de alguém? 


Sentimento EscritoOnde histórias criam vida. Descubra agora