Rio de Janeiro, 21 de Junho de 2019
Queridx amigx,
Como boa amante de MPB que sou, preciso começar esse capítulo ao som de Versos Simples do Chimarruts: "Sabe, já faz tempo que eu queria te falar das coisas que trago no peito. Saudade, já nem sei se é a palavra certa para usar. Ainda lembro do seu jeito."
Se você tem menos de 15 anos muito provavelmente você não conhece essa música, mas certamente os mais velhos vão lembrar das vezes que cantaram essa música na sofrência que muitas vezes nem tinham com que sofrer.Precisamos entender o que é a saudade antes de falarmos sobre ela. Para o dicionário a saudade é um sentimento nostálgico causado pela ausência de algo, de alguém, ou pela vontade de reviver experiências, situações ou momentos já passados. Sendo assim conseguimos entender a diferença de falta - que é o próximo capitulo - e saudade.
A saudade não é um sentimento ruim, é muito pelo contrário. Sentir saudade é ter a consciência de que você viveu algo extremamente incrível que vai ficar guardado na sua memória pro resto da vida. As pessoas costumam ver a saudade como um vazio, mas a verdade é que a saudade é o complemento do que a gente já viveu e que muitas das vezes não viveremos novamente.
A minha maior saudade se chama Jair. Era meu avô. Quando eu tinha por volta dos meus 10 anos de idade, ele partiu. Ele sofreu muito durante toda a vida, com muitas lutas e muitas doenças. Mas não fico triste por conta da saudade que sinto dele, fico feliz por saber que vivemos momentos tão especiais mesmo eu sendo tão novinha, que tenho um carinho enorme por cada um deles ao ponto de sentir saudade.
Viva momentos que você sentiria saudades porque realmente são momentos que valem a pena ser vividos. Converse com pessoas que você sentiria saudade, porque um dia você pode sentir e lembrar do que viveram. Entenda que a saudade é a lembrança de um presente dado pela vida no momento oportuno.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sentimento Escrito
No FicciónO intuito do livro não é ganhar muitas visualizações ou ser muito falado, mas sim de trocar ideia com os leitores, ouvir e até mesmo quem sabe aconselhar os mesmos segundo minhas experiências. Mas esse não é um livro de autoajuda e sim de cartas e h...