O Caminho não Tomado

19 1 0
                                    

A sirene tocava alto, mas não tanto quanto as explosões no Giro. 3.
Diversos panoramas catastróficos haviam sido passados, estudados e introjetados em seu treinamento. Esta era a maravilha da Realidade Virtual Acelerada.
Vinte e três anos de idade e o Capitão Barbosa já contava com mais de um século e meio de experiência adquirida e testada... Mas nunca em campo.
Os cadetes não faziam ideia do quanto isso os tornaria distantes e apáticos em relação a todo o resto da sociedade, mas era um preço a pagar.
Navegadores de dois milênios atrás sofriam por não viver, por estarem distantes de tudo e de todos, exceto quando atracados.
Barbosa ficara viúvo sete vezes, vira seus filhos e netos morrerem e suas casas virarem escombros. Se apaixonara, traíra seus companheiros, havia participado de complôs e sabotagens, descobrindo seus limites éticos.
Pelo relatório que lhe haviam entregue, a sua probabilidade de rebeldia era de uma para duzentos e setenta milhões, o que era um padrão aceitável para capitães civis.
O SRVA só não ensinava uma coisa... ele possuía um ponto cego apenas.
Era capaz de ensinar a agir e reagir, descobrindo os desdobramentos de suas ações e mesmo as suas deficiências e potencialidades. Ele permitia, por exemplo, que uma jovem de vinte anos tivesse em seu Curriculum sete graduações, especialidades e horas de cirurgia para atuar como neurocirurgiã.
Seu ponto cego, era ele mesmo.
O sistema não previa as implicações do próprio SRVA nas decisões de seus alunos e isto fazia a maioria desenvolver vícios.
Viciados em realidade. Glutões, beberrões e afins, formando um padrão.
O sistema realizava simulações de rotina: combates, salvamento, estratégias e desastres e depois, rodava no automático, entre cinco e oito "vidas", com o aluno realizando suas funções nas mais diversas configurações políticas e sociais, além de simular outras ocupações.
Somente aqueles que realmente "amassem" a navegação, que tivessem permanecido mesmo nas condições mais adversas e não tivessem sucumbido às crises e revoltas eram diplomados. E por amarem tanto a navegação, eles seguravam as pontas e mantinham o vício sob controle.
Até o colapso. Hoje era ele quem colapsava. Já não dormia há mais de quatorze dias, não comia nem bebia nada a quarenta e oito horas e seus braços e pernas, por baixo do uniforme, estavam completamente marcados por queimaduras e ferimentos auto infligidos.
Ele não suportaria mais nenhuma simulação, mais nem um minuto daquilo. Era torturante ter a certeza de que estava apenas sonhando. Era hora de acordar e ele faria isto de forma contundente.
Nas últimas semanas, havia dado informações erradas e ordens conflitantes à sua tripulação, sabendo quais erros seriam analisados e quais não pelos sistemas da nave. Ao fim de poucos dias, bastou abrir a válvula errada, despressurizar o depósito de gelo... e comprometer irreversivelmente o sistema de centrifugação da Estação. Nenhum dos moradores seria capaz de reverter aquilo, nem ele mesmo.
E assim, poria fim àquela tortura que eram as simulações. Estava exausto de sentir saudades de pessoas e lugares que sequer existiam. Estava cansado de confundir vivências, de chorar os "Se"s que não vivera, os caminhos que não tomara, as possibilidades de ser e de fazer felizes pessoas ao seu redor que o veriam como algo mais que um CAPITÃO de cruzador hiperespacial de primeira categoria.
Queria ser amado, não temido.
Queria existir além das possibilidades.
Barbosa sentia a vibração sob seu corpo... era o sinal de que o último giro estava se rompendo, conforme ele previra.
No Giro Três, o último Censo havia registrado doze milhões de pessoas.
Era o maior dos oito giros e dispunha de sistemas independentes de manutenção da vida e desacoplamento. Mais seguro que ele, apenas os cofres genéticos, com os bancos de sementes e embriões. Mas eles estavam no Giro Oito. O mais distante de toda a maquinaria atômica. Setenta quilômetros de distância.
Seu sistema de sabotagem, contudo, era suficientemente elaborado para comprometer todos os giros ao mesmo tempo:
Ordenou substituírem os filtros de ozônio, ao mesmo tempo que realizava o treinamento de evacuação, desligando os sistemas de acionamento. Este procedimento impedia a central da nave de acatar os comandos de perigo e ligar os sistemas de emergência.
Também mandou aumentar a pressão dos supercondutores, pois passariam próximos a um Quasar.
O golpe final havia sido ejetar todo o gelo... depois de ter trocado os códigos dos pressurizadores de câmaras, o que fez com que a nave perdesse ar demais, massa em setores não homogêneos e rompesse as linhas de supercondutores. O hidrogênio havia tomado de imediato a maioria dos corredores, onde qualquer curto circuito o fazia explodir de imediato, graças à alta concentração de oxigênio.
A nave ignorou os incêndios, travou os escudos e os botes... e explodia agora, todos os giros ao mesmo tempo. Ele sentia a eletricidade e o calor percorrerem seu corpo após o primeiro impacto de explosão.
Como estava na ponte, seria o último a queimar, ou congelar, se o casco se rompesse antes de as chamas o alcançarem.
Morreria em paz, morreria sentindo.
Estava vivo, afinal. A dor que sentia em seu braço quebrado, no tórax perfurado, o gosto de sangue na boca e a dor nos pulmões a cada respiração eram a prova definitiva.
Começou a chorar. Aquela certeza infantil de que tudo estava bem, de que tudo acabaria bem era uma ótima "última impressão".
No fim, morreu para o gelo do espaço.

Este é o relatório de bordo para falhas críticas da Nave Colonizadora 19 B2, teste 12 ZE.
Tempo de falha: 14 dias.
Sistemas comprometidos: falha catastrófica.
Pessoal envolvido: 1, padrão de acesso: total.
Recomendações: automatizar concentração de oxigênio, impedir alterações na pressão de supercondutores exigir verificações de segundo e terceiro operador para quaisquer alterações de agendamentos.
Status do simulador:
Falhando catastroficamente em d+8000 dias, por irrealismo implantado.
Todos os sistemas cibernéticos e orgânicos 20/20.
Recomendamos permanência do sujeito por mais 987000 simulações antes de seu descarte e substituição.

Curtas, Contos E PontosOnde histórias criam vida. Descubra agora