CENA 1. NY. SUBÚRBIO. CASA PETER. RUA. EXT. DIA.
Numa rua tipicamente do subúrbio de Nova York, um grande número de moradores está ao redor de uma casa. Carros da polícia estão parados à porta. No letreiro: Nova York, 1970. A porta é aberta por um delegado de polícia que sai na frente, e, logo atrás, dois policiais vêm trazendo um jovem negro algemado, cerca de 16 anos, aturdido com aquela situação. As pessoas xingam e bradam contra ele. Um outro rapaz, com a mesma idade, chora abraçado a uma mulher. Quando o garoto negro desce o último degrau da escada, os dois se encaram. Tensão.
CORTA PARA:
CENA 2. FAZENDA. COZINHA. SALA. INT. NOITE.
Nos dias atuais, JOHN e CARL estão sentados à mesa, frente a frente. IVONE serve uma xícara de café para cada um e vai para a sala. Os dois ficam segurando sua xícara e se encarando. Instantes.
JOHN — Desculpe se o tiro te assustou. Achamos que pudesse ser um bandido. Realmente não esperava que você fosse aparecer aqui.
CARL — O susto já passou.
Carl bebe um gole e John faz o mesmo. Voltam a se olhar em silêncio.
JOHN — Já faz mais de quarenta anos...
CARL — Parece que foi ontem. Lá o tempo não passa como aqui fora. No início, parece uma eternidade. Mas, depois, quando você se acostuma com a nova rotina, o tempo voa. (bebe) Você não faz ideia de como esperei pra ter esse reencontro com você.
JOHN — Você deve me odiar, Carl.
CARL — Sim, odeio. Não poderia ser diferente, não é mesmo? Você me sentenciou a pagar a minha vida inteira por um crime que não cometi. Você sabe que me colocou naquela cadeia, John.
JOHN — As circunstâncias me levaram a acreditar que você era culpado. No meu lugar, você teria feito o mesmo que eu fiz.
CARL — No seu lugar, eu teria ficado do lado do meu amigo, apoiado e feito de tudo para que ele não fosse punido sendo inocente.
JOHN — Você veio se vingar?
CARL — Eu vim cobrar uma dívida. Você sabe que me deve.
JOHN — (levanta) Eu vou pegar um cheque, diga seu preço.
CARL — Não, eu não quero dinheiro. (levanta) Eu quero um quarto para mim, aqui nessa fazenda. Quero que me hospede por um tempo.
John fica surpreso com o pedido. Hesita.
JOHN — Eu... eu não esperava que você fosse pedir isso.
CARL — Uma cama, um travesseiro e um cobertor é tudo que eu te peço, John.
JOHN — (chama) Ivone!
Ivone vem da sala.
JOHN — Apronte o quarto de hóspedes, por favor. O Carl vai ficar aqui por alguns dias.
CARL — Nem sei como te agradecer, meu grande amigo.
Carl abraça John, que fica estático. Ivone assiste àquilo sem entender.
VOCÊ ESTÁ LENDO
American Horror Story: Segregation
TerrorInspirada na obra de Ryan Murphy John (Henry Czerny) e Sarah (Jessica Lange) mudam-se com o filho Tom (Evan Peters) para a recém descoberta fazenda de seus antepassados, os Grant, em uma cidade do interior do Missouri. Lá, moram Coby (Robert Wisdom)...