1
Milena
25 anos
2019
Dias atuais
As aves fazem seus ninhos em uma ilha distante da costa. Elas constroem montes de lama que elevam os ovos, o que os mantem ligeiramente mais frescos do que estariam no nível do solo. A água que cerca a ilha é tão salgada que os predadores não se aventuram a atravessá-la.
— Como são os flamingos? — Juan pergunta, de costas para a televisão, construindo um castelo usando Legos.
— Parecem galinhas cor de rosas. — ele deu uma gargalhada que me fez sorrir, enquanto dobrava uma pilha de roupas que estava se acumulando há três dias.
— Galinhas cor de rosa. — ele repetiu gargalhando. — Deve ser estranho para o flamingo macho ser... rosa. — eu continuei sorrindo.
— Já conversamos sobre isso, Juan, não existe cor de menino e cor de menina.
— Qual a cor da blusa que eu estou usando? — ele perguntou, apesar de já saber.
— Azul, querido. — eu respondi, dobrando uma blusa de flamingos e sorrindo pela coincidência.
— Ah, que engraçado, não? — ele debochou, acertando o castelo com um soco certeiro, derrubando tudo no chão, antes dele começar a construir outro.
— Você é bem engraçadinho para sua pouca idade. — ele deu de ombros.
É o fim de uma longa jornada, mas é somente a primeira das provações que serão impostas a estes flamingos pela irregularidade das chuvas. Se as chuvas fossem mais previsíveis e constantes, a vida poderia prosperar de forma mais abundante, tanto em número, quanto em variedade.
— A palavra abundante é engraçada.
— Porque parece bunda. — eu respondi, porque conhecia ele bem o suficiente para saber que ele faria essa associação.
— Sim. O que significa? — ele segurou um Lego no ar, esperando que eu respondesse primeiro.
— Bastante de alguma coisa.
— Como o tanto de roupas que você tem para dobrar? — ele encaixou a peça no lugar correto.
— Tipo isso.
— E o que seria a vida a prosperar?
— As plantas. — respondi, colocando sobre a cama uma nova pilha de calças dobradas.
— Por isso se chovesse mais, as plantas poderiam prosperar bastante? Então os flamingos teriam o que comer?
— Isso mesmo, mas agora estão falando de outro animal. Os Gnus.
— Como são os Gnus?
— Como cabras grandes com chifres de touro? — ele gargalhou.
— Parece assustador. — Juan respondeu.
— E é. São marrons e grandes. — ele se concentrou no ruído que faziam, inclinando a cabeça para a televisão.
— E fazem um barulho estranho. — eu assenti, sentindo meu coração se aquecer com o sorriso que ele deu para mim.
Juan permaneceu brincando, sentado sobre o grande tapete felpudo que cobria grande parte do chão da nossa sala e eu espiei seu castelo pela porta aberta do nosso quarto, onde eu o observava enquanto dobrava as roupas. Apesar de tudo o que passei, ele era uma criança saudável, incrível, inteligente e muito curiosa. Juan gostava de saber sobre as coisas, fazer perguntas, ele queria entender tudo, como cada coisa funcionava e isso me enxia de orgulho.
VOCÊ ESTÁ LENDO
JAVIER/ Amazon
RomanceQuando Javier, o menino novo da turma, entrou pela porta, Milena se viu encantada pelo garoto extraordinário, envergonhado, perdido e falando outro idioma. Em um par de dias, os dois se tornaram melhores amigos e conforme cresciam, o sentimento o fa...