Este tópico não se aplica a todas as personagens, portanto se não se aplicar à tua OC sê livre de passar à frente! No entanto, se a tua personagem estiver inserida num género, ou mesmo fandom, que envolve a utilização de poderes sobrenaturais aproveita as dicas que te vou apresentar.
O tema da magia ou dos poderes e habilidades sobrenaturais é sempre um tópico interessante na qual podemos dar asas à nossa imaginação sem quase quaisquer regras que se lhe oponham. Desde criaturas fantásticas ao mistério que é possuir uma capacidade além da compreensão humana existem inúmeras possibilidades que enriquecem o enredo e captam a atenção do leitor para o mundo fantástico para o qual foi transportado pelas nossas palavras.
1. Sometimes less is more.
Please my fellow creator, não ligues já o "Godmode"! Os poderes de uma personagem num contexto de fantasia ou aventura despertam toda uma curiosidade no leitor, transportam-nos para um novo mundo além da nossa realidade e leis da física, dando asas à imaginação. Ainda assim, ninguém gosta de excessos, personagens fortes e capazes sim, mas não em excesso.
Primeiramente se a tua personagem for a mais dominante do cenário, significa que a tua lore não tem possibilidade de desenvolvimento, para além do mais, os iniciantes nesta área exageram a capacidade física da personagem, sem perceber que tudo começa no intelecto, de que vale ter todos os poderes do mundo e não saber como usá-los? Dava uma bela paródia, mas olhando objectivamente para isto, a jornada do nosso herói tem que ter no seu caminho obstáculos que para serem ultrapassados exigem evolução, evolução essa que tende a ser psicológica e a partir daí então desperta o lado físico.
Criar alguém ridiculamente forte, que consegue subjugar todos os que se lhe opõem não é o tipo de personagem que atraia a atenção de quem está de fora. Dos fracos não reza a história é verdade, mas que interesse tem uma OC sem fraquezas? Que consegue derrotar os seus oponentes sem pestanejar? (Saitama chrisis all over again). Todos nós temos fraquezas, pontos que, no entanto, não nos tornam um ser fraco, apenas não invencíveis.
No contexto de um determinado enredo a existência de fraquezas pode servir como uma forma de enriquecimento, criando ação entre os personagens ou permitindo aprofundar um pouco mais a tua OC face à sua reação às suas capacidades.
Não deixes que os poderes ou habilidades das tuas personagens os façam parecer um deus, aprende como jogar com as forças e fraquezas a teu favor!
2. Dois em um!
Híbridos ou personagens com múltiplos poderes são ocorrências comuns, no entanto não significa que se pode fazer livremente tudo o que temos em mente. Mais uma vez o exagero joga um bocado contra a nossa OC. A mistura de duas raças ou mesmo a atribuição de várias habilidades pode mais uma vez tornar a personagem demasiado poderosa para os que estão à volta, assim como o facto de esta, com toda a facilidade, conseguir dominar qualquer poder da qual é portador a poder levar pelo caminho do aborrecimento.
Se estás a pensar fazê-lo estuda bem as tuas opções e como irão afetar o teu enredo e o seu desenvolvimento futuro, cria as suas habilidades com ponderação e não apenas pelo facto de pareceram interessantes e captarem a atenção dos que estão à volta.
Que estas sejam complementares, e lembra-te que uma personagem completa não é uma personagem invencível, mas sim alguém num constante estado de superação.
VOCÊ ESTÁ LENDO
help! I created a Mary Sue!
Non-Fiction[ Guia para criar uma OC ] Problemas na criação da tua OC (original character)? Farta de personagens clichê e sem essência? Cansada da tua OC ser tratada como uma Mary Sue? Well say no more, tenho a solução para ti! Muitas vezes no processo de escri...