A crítica é algo que sempre irá acompanhar um artista e o seu processo criativo, ver a personagem que criamos ser colocada no mesmo saco que outras associadas com o termo "Mary Sue" é desmotivante e um ataque para qualquer criador. Por esta simples razão a auto-inserção é totalmente desaconselhável. Uma OC criada à imagem do próprio autor, que seja sujeita a críticas ou insultos levará à formulação da ideia de um ataque pessoal, já que a personagem é inspirada em si mesmo.
Se não queres sentir-te insultado, sê original com os teus personagens e foge da auto-inserção, no entanto sê aberto a todo o tipo de criticismo e não partas diretamente para a violência, verbal ou outro tipo, com a pessoa em questão. Existe uma grande diferença entre a critica construtiva e um simples hater, uma pessoa que critique o teu trabalho pode não estar propriamente a tentar desmotivar-te, mas sim tentar ajudar apontando algo que não faça sentido ou seja irrealista e que futuramente possa ser trabalhado e melhorado.
No entanto tal como existem as críticas construtivas também haverão pessoas que não apreciam o teu trabalho pelas suas próprias razões, mas isso é algo que não deves deixar afetar-te a ti ou o desenvolvimento do teu trabalho. Afasta-te do negativismo e foca-te em toda a positividade que recebes, é dela que provém toda a motivação. Não há problema se nem todas as criaturas no universo gostarem da tua personagem, não se pode agradar a todos!
Se crias uma personagem apenas para que todos gostem dela então algo está errado. Se crias uma personagem para agradar à opinião alheia então esquece de considerá-la tua, a OC é agora de todos os que tentaste agradar. É como se todo o esforço e criatividade que puseste na sua criação fosse posto de parte e esquecido.
Se queres criar segue o que te vai na alma, o que te faz feliz! Despeja toda a tua criatividade e espírito no teu trabalho, o que importa é o orgulho que sentes do que crias. No fim de contas o que importa é se estás feliz com o que criaste. Se puseres o teu coração no teu trabalho vai ser sempre bom suficiente, venha chuva, haters ou críticas menos boas!
Lembra-te, nunca serás criticado por alguém superior a ti ou que faça mais do que tu. Apenas por alguém que faça menos. Believe in yourself my creative friend!
VOCÊ ESTÁ LENDO
help! I created a Mary Sue!
Não Ficção[ Guia para criar uma OC ] Problemas na criação da tua OC (original character)? Farta de personagens clichê e sem essência? Cansada da tua OC ser tratada como uma Mary Sue? Well say no more, tenho a solução para ti! Muitas vezes no processo de escri...