O ser humano é um animal sociável, vive e necessita do contacto e socialização com o outro e, tal como nós, também as nossas personagens precisam de se relacionar com outros para manter a integridade do enredo e de facto desenvolver o mesmo.
Ao longo da sua aventura, seja esta longa ou não, a nossa personagem irá decerto conviver com diversas outras com a qual desenvolverá ligações, sejam estas de amizade, inimizade, amorosas ou um simples conhecido apenas por um momento. São estas as conexões que unem aos poucos a história e a constroem.
1. Mary and Me sitting in a tree, K-I-S-S-I-N-G!
Relações entre personagens são o sem dúvida o tópico mais sujeito ao clichê do que qualquer outro aqui explicado. O típico romance cego, incontestável e adorável não está já um pouco ultrapassado? Romances desinteressantes e pouco originais enchem cada vez mais as nossas estantes sem nos apercebermos. Cada relação criada tem de ser única à sua maneira, especial para quem a cria e para o leitor, tens de dar-lhe algo que ele nunca tenha visto. O inesperado é uma das melhores armas de um bom autor, ajuda-nos a manter o público agarrado às nossas palavras.
Mas já que entramos nos clichês, não poderia faltar uma bela lista dos quais poderemos facilmente evitar:
» Amor à primeira vista
Extremamente irrealista e incomum, nem neste mundo ou no outro isso acontece, o leitor não é atraído por situações rebuscadas caídas do céu. Um pouco de desenvolvimento da relação dos personagens consegue ser mais apelativo do que propriamente caírem redondos nos braços um do outro com um simples "Olá!".
» Triângulos amorosos
Deixem passar o Twillight senhoras e senhores! Triângulos amorosos são extremamente comuns, especialmente em fanfictions e, não fugindo deste tópico, costuma levar a uma associação da personagem com a palavra Mary Sue já que leva o leitor a criar a ideia de que estás a tentar realizar uma qualquer fantasia relacionada com os personagens. Daí a história entre vampiros e lobisomens ter dado super certo, mas apenas entre os posters e casas de banho femininas de escolas primárias.
» O trabalho é todo do teu personagem
Este exemplo aplica-se a histórias em que a relação entre o OC e outra personagem não se desenvolve naturalmente e tem de surgir do fruto do esforço da tua personagem já que a contraparte envolvida não se interessa. Dá mais foco ao que as outras personagens pensam da relação e como os afeta.
» Sexo
Este tema será sempre considerado um eterno taboo, por muito que tudo à nossa volta se encontre maioritariamente sexualizado de alguma forma. Alguns autores têm facilidade em escrever cenas um pouco mais gráficas do que outros e não há qualquer problema, mas não se deve tratar o assunto da mesma forma em tudo o que escrevemos.
Há que adaptar a relação aos personagens envolvidos! Se quiserem conhecer a vida de baixo dos lençóis logo após se conhecerem well, be my guest, mas também será interessante para o leitor uma evolução até esse ponto.
Ainda assim não te esqueças, usar este tema como principal forma de atrair leitores só para dar a conhecer a história não devia ser a tua primeira escolha. Não te esqueças, essência dos personagens e do enredo que os envolve!
» Morrer pelo outro
Vamos ser realistas aqui. O amor é lindo, é verdade, mas quantos de nós estariam de facto dispostos a morrer pelo outro? O mesmo acontece com as nossas criações. Pondera até que ponto o teu personagem teria coragem de o fazer ou até que ponto gosta do outro para chegar a esse ultimato.
No entanto não vejas estes clichês como algo a evitar, joga com eles! Tal como disse, o inesperado é a maior arma de um autor.
Make it meaningful.
VOCÊ ESTÁ LENDO
help! I created a Mary Sue!
Non-Fiction[ Guia para criar uma OC ] Problemas na criação da tua OC (original character)? Farta de personagens clichê e sem essência? Cansada da tua OC ser tratada como uma Mary Sue? Well say no more, tenho a solução para ti! Muitas vezes no processo de escri...