Todas as nossas ações têm consequências, qualquer que seja a ação que pratiquemos esta terá um desenvolvimento bom ou mau. Toda a nossa vida é um enredo repleto de escolhas que praticámos e de outras que ainda esperamos ou não praticar e, à nossa imagem, também as nossas OC afetam o enredo da sua história através das suas ações, das suas escolhas e das suas palavras.
O enredo baseia-se na forma como as personagens encaram o que os rodeia e agem em conformidade. Se agiram face a uma adversidade ou se não saíram da sua zona de conforto. É aqui, my creative fellow , que a tua personagem terá maior influência.
1. Zero to Hero
Todo o herói de uma história precisa de um propósito, algo que o faça levantar-se da cama calçar as botas, sair para a rua e dizer "Isto tem de mudar!", ou simplesmente fazê-lo sair da sua confort zone. No entanto não é seguro pensar que o nosso OC ultrapassará todos os obstáculos que lhe são impostos sem esforço algum. Sim ele poderá triunfar um dia, mas nunca sem trabalho árduo, tempo e outros impedimentos ao longo da sua jornada. O teu personagem não é imparável, no fim do dia nada é fácil de conseguir, não te esqueças disso!
Um outro conceito muito aplicado ao herói e ao enredo é a existência de followers, personagens, relevantes ou não, que apoiam o herói e o auxiliam ao longo da sua jornada. No entanto, tal como referido a cima, a vida não é fácil e, como tal, a tua personagem não deveria ser capaz de ganhar a confiança e amizade dos que a rodeiam. O conflito e desenrolar das relações trazem maior profundidade ao enredo que estamos a desenvolver. Porém não digo para todos os outros personagens odiarem a tua OC, simplesmente que será mais interessante o desenvolvimento da confiança em comparação com uma amizade automática.
Outro erro muito comum é levar o nosso OC a apresentar uma inimizade para com personagens específicos que o próprio autor não aprecie. Mais uma vez volta a autoinserção do autor que, tal como já foi mencionado, é uma conexão direta ao termo "Mary Sue".
Uma personagem bem estruturada quase que apresenta toda uma forma própria de pensar, diferente da do autor, que a torna independente e única.
2. Your hero is only as good as its villain.
Queres fazer o teu herói maior? Mais rápido? Mais forte? Dá-lhe alguém ou algo que o supere a diferentes níveis. Um vilão, uma pedra no caminho. Um OC nunca evolui por conta própria, precisa de algo que o afronte e motive a ser melhor, quanto maior a pedra no seu caminho, maior será o esforço e a evolução do mesmo para tentar movê-la.
Se a tua personagem é confrontada com um desafio insuperável isto cria um conflito, algo que o motiva a agir e a tornar-se mais forte face ao obstáculo e lhe dará um maior propósito e uma essência e realidade muito mais complexas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
help! I created a Mary Sue!
Non-Fiction[ Guia para criar uma OC ] Problemas na criação da tua OC (original character)? Farta de personagens clichê e sem essência? Cansada da tua OC ser tratada como uma Mary Sue? Well say no more, tenho a solução para ti! Muitas vezes no processo de escri...